Pular para o conteúdo principal

Sobre crianças que usam facebook

Sobre crianças que usam facebook
Outro dia, eu li uma reportagem falando sobre uma criança de dez anos que fôra exposta à uma situação constrangedora. Por sorte, ela não fôra aliciada, mas teve sua inocência invadida por um “coleguinha” um pouco mais velho que a convidava a ir na sua casa, com propostas, evidentemente, mal intencionadas. Por sorte também a garota perguntou à mãe se poderia ir, e contou que o colega havia lhe chamado no facebook.
A mãe dessa criança de classe média é uma trabalhadora, com outros três filhos menores, que tem de cuidar sozinha e precisa de entreter a criançada. Na casa possui internet e um computador de segunda mão, além do celular da jovenzinha, ganhado de natal por ser uma boa garota e ajudar nas tarefas de casa.
A criança tem hábitos caseiros, chega em casa e já pega o celular para conversar com as amiguinhas no whatsapp e curtir coisas no “feice”. Ela não gosta de televisão, não fica na rua e isso já é algo bom.
Ou nem tanto.
A mãe, que informou que os filhos mais novos (de oito e sete anos - o bebê de dois já seria demais, né) também já possui uma conta na rede social, disse que permite os filhos navegarem na internet e não fica “vasculhando” por achar que eles têm direito à privacidade, mas às vezes pede a filha o celular e dá uma olhada no que as crianças tanto fazem diante da telinha. Ela afirma que sempre “se gabou” por não ter que buscar os filhos na rua, que eles estão em casa.
Após o convite do garoto a mãe olhou com mais cautela a conta no facebook da menina. Inúmeros contatos desconhecidos, apesar de não haver nada incrimidador, a garota participava de grupos que falavam de coisas de adultos, com humor de adulto e adicionava adultos que ela (a mãe) nunca viu como amigos. O susto foi grande quando viu várias fotos da sua filha com maquiagem mal passadas e roupas curtas, até mesmo para uma criança.
“Todo mundo tem ‘feice’, whatsapp e celular” foi o argumento da pequena quando a mãe confiscou o aparelho e chamou um amigo para bloquear, não só a rede social, mas vários outros conteúdos que os filhos estavam expostos. Eles teriam que encontrar outra forma de diversão.
Algo que me chamou atenção na reportagem foram os comentários. Muitos culpavam a mãe, mas grande parte a julgou por ter tirado os filhos desse meio, apontando-lhe um caminho mais “fácil” para manter os filhos na linha e em casa ao mesmo tempo. Alguns sugeriram que a moça processasse a rede social pelo que ocorreu com a filha.  Fiquei feliz de ver que ela foi sensata.
O facebook é claro: para criar um perfil na rede social a criança deve ter idade igual ou superior aos treze anos. Os pais da criança que mente a idade para criar a conta são passíveis de punição.
Eu concordo que as ruas, hoje em dia, estão perigosas, mas o ciber universo também está, e é uma tremenda ilusão pensar que as crianças estão seguras dentro de casa, enquanto navegam na internet. Não deixaria um filho meu participar da rede social, nem de outras. Penso eu que seria uma tremenda injustiça com ele privá-lo da infância e da inocência ao expô-lo em um mundo que nem adultos sabem se comportar. Criança precisa brincar, precisa correr na rua, jogar bola, soltar pipa. Fazer amigos face a face... pode até jogar um vídeo game, usar a internet, mas não como premissa, não com a intensão de mantê-los em casa e, sempre, sempre com a supervisão de um adulto, pois esse mundo está, cada vez menos, auspicioso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le