Sobre: Criar expectativas de mais

Houve um dia desses que acordei e vi que eu não reconhecia nada em minha vida, tudo o que eu acreditava, esperava, queria estava vinculado a algo que tinha ruído. Uma sensação de perda e desespero batia forte em meu peito me sufocando de uma forma incomum, porque além da decepção eu me senti completamente perdida e vazia.

Perder algo que a gente acredita possuir pode ser uma ruína tão completa que destrói de uma só vez todas as estruturas que construi até aqui. É triste e muito dolorido quando temos nossa verdade arrancada de nós de uma forma violenta.

A verdade é que criamos tantas expectativas que demora muito para gente entender que a decepção nada mais é que um reflexo de nós mesmos. Um dia eu tinha todas as certezas, todas as perguntas respondidas, toda a segurança de que estava tudo “nos trilhos” e no outro não tinha mais nada e tudo o que acreditava e toda expectativa que criei e tudo que eu esperava estava estraçalhado diante de mim.

Um sentimento de dor intensa permanece dentro do peito. Uma necessidade insana de obter respostas e justificativas, sendo que é claro: o outro me machuca porque ele quis. Ponto final. A pessoa pode te dar um milhão de porquês, pode explicar de todas as formas, mas no final sempre foi uma escolha e ele me feriu porque ele quis.

Mas a dor que eu senti (e confesso, ainda sinto) não é culpa dele. A dor vem pelas expectativas que criei em cima do outro. E até perceber isso dói, porque eu percebo o quanto eu me anulei e o quanto eu me tornei dependente por amar mais outras pessoas do que a mim mesma.

Esse processo tem resultado em muita terapia, mas aprender a lidar com a rejeição, com a decepção e com a desilusão não é fácil. Aprender a nos priorizar, nos amar e cuidar de nós mesmas é muito mais complicado do que postizinhos motivacionais no Instagram. Ainda mais quando a gente passa a vida inteira cuidando mais dos outros do que de mim mesma, priorizando mais a vontade do outro do que a minha própria e sempre tentando agradar, para ser aceita, para não perder, para fazer parte... sempre buscando no outro uma afirmação de que está fazendo o certo. É difícil olhar para mim mesma e perceber que o amor que dedico aos outros eu posso (e devo) dar a mim mesma, porque esse amor não volta para mim.

O medo de ficar sozinha ou de perder algo se torna tão forte e tão enraizado que a vida entra em uma espiral, de um lado o desespero da solidão, do outro a necessidade de me anular para que o outro me aceite e isso vai rodando na minha cabeça. Perceber que a aceitação é frágil e se quebrou gera um sentimento de fracasso e vazio dentro do peito.

Essa divagação é pra colocar um pouco pra fora algo que tem estado engasgado em mim, porque eu me sinto desvalorizada e triste por algum tempo, tentando encontrar sozinha um novo caminho que eu nem sei como percorrer. Ainda me sinto perdida, ainda me sinto vagando e tentando me colocar em um lugar que não me violento para agradar ninguém. Aprender a viver para mim, para que quando os outros forem embora (porque vão) eu não queira partir atrás.

Para além de frases motivacionais eu tenho tentado aprender a viver para mim, mesmo que isso signifique perder as pessoas por ai.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog