Festival Internacional de Teatro de Bonecos
Entre os dias 17 e 25 de agosto acontece em Belo Horizonte o 13º Festival Internacional de Teatro de Bonecos trazendo à cidade espetáculos nacionais e internacionais, exposições, palestras oficinas e debates para todas as idades.
O festival nasceu em 1999 e, desde então, acontece anualmente na capital mineira sintetizando as tendências mundiais do teatro de animação e reunindo os principais grupos brasileiros do gênero, sendo considerado o maior festival nacional da categoria.
O teatro de bonecos caracteriza-se pelo uso de bonecos de manipulação, marionetes ou fantoches, em que o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação. Essa é uma antiga forma de expressão artística originada há cerca de três mil anos. A origem do Teatro de Bonecos remonta ao Antigo Oriente, em países como a China, Índia, Java e Indonésia. Por intermédio dos mercadores foi se dispersando para a Europa, inclusive sendo usado durante a Idade Média como instrumento de evangelização.
A expressão do boneco está no movimento, completado pelo som, e ambos incendeiam a imaginação, em especial das crianças. Exige, portanto, o uso do poder criador e a faculdade de transcender o mundo material. O Teatro de Bonecos é uma síntese das artes e acontece dentro de um contexto histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo. É praticado em todo o mundo, assumindo fisionomias e espírito dramático bem diferenciado, dependendo da localização geográfica, tradições culturais, crenças e costumes.
A arte possui valores que a transcendem, atinge o universal eliminando barreiras de tempo e lugar. Assim, o Teatro de Bonecos oferece mil possibilidades a quem o descobre. Nas mãos de um educador hábil o boneco é um instrumento de grande valor. Nem sempre a palavra é mais importante: os gestos e trejeitos do boneco transmitem informações ao espectador que o leva a interpretação e identificação imediata da mensagem. Sua eficácia é muito importante tanto para crianças como para os adultos.
Um dos mais antigos grupos de teatro de bonecos brasileiro é o Giramundo. No campo dos espetáculos, criou 33 peças em 37 anos, o que representa quase uma montagem por ano. Este ritmo acelerado foi um dos responsáveis pela significativa coleção de bonecos do grupo e da formação de uma ampla experiência de montagem de espetáculos para teatro de bonecos. Dois lados coexistem na criação dos espetáculos do Giramundo: um tradicional, interessado pelas formas históricas do teatro de bonecos, e outro experimental, orientado pela pesquisa das possibilidades de encenação com bonecos. Essa dualidade se traduz praticamente em toda a carreira do Giramundo, especialmente nas últimas montagens, em que a introdução do vídeo abriu alternativas de intercâmbio entre teatro de bonecos e videoanimação.
Com a maior coleção de marionetes e fantoches do Brasil, em 2001 o grupo abriu um museu, em Belo Horizonte, arquivo vivo e em constante mutação da produção do grupo. Nele, estão reunidas todas as experiências da história do Giramundo, na forma de bonecos, composições cenográficas, fotografias, projetos e desenhos originais, documentos, filmes, áudios e arte gráfica. Com sua estrutura física e conceitual ligada à da Escola Giramundo, o Museu Giramundo é não só um mostruário permanente da produção do grupo, mas também um completo referencial didático para quem deseja aprender ou se aprofundar na arte do teatro de bonecos.
Confira a programação do 13º Festival Internacional de Teatro de Bonecos.
Tem um selo pra você lá no meu blog
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