Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência
Se tem algo que vale a pena prestigiar é a mistura de atividades sociais com cultura. O país clama por inclusão social, apesar de sermos uma nação miscigenada, o preconceito jorra por nossos poros exaustivamente e, por outro lado, precisamos de uma injeção de cultura nas veias para nos garantir maior interesse e conhecimento. Nenhum lugar melhor como o Rio de Janeiro para exemplificar esse contraste, no entanto o grupo Assim Vivemos leva ao local o 6º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência.
O projeto tem dez anos e acontece na cidade do Rio de dois em dois anos ampliando cada vez mais seu alcance e possibilitando que mais pessoas se beneficiem da experiência de conhecer, através dos filmes, histórias de vida inspiradoras e altamente transformadoras. Nesta edição, que começa na próxima quarta feira (21) serão exibidos 28 filmes inéditos no Brasil, entre documentários, ficção e animações.
Além dos filmes, haverá debates sobre surdez e comunicação, institucionalização de pessoas com deficiência e o autismo e seus desafios. O evento é idealizado por Lara Pozzobon e,embora o público seja predominantemente de pessoas da área de educação, educação especial, pedagogia, psicologia e psicanálise, as produções são desafiadoras e interessantes para o público em geral.
Entre as atrações do festival, o documentário britânico Missão para Lars, merece destaque. A trama conta a história de Tom Spicer com síndrome do X frágil, causa mais comum de autismo, que é fã do baterista Lars Ulrich da banda Metallica. Com a ajuda dos irmãos, Kate e Will, ele começa uma aventura atrás da turnê da banda na esperança de conhecer seu ídolo. A aventura é cheia de obstáculos e complicações, com situações engraçadas sobre o cotidiano desse personagem com uma síndrome do Espectro Autista, que ao mesmo tempo vai além da questão da deficiência.
Em outubro será a vez da cidade de São Paulo ser contemplada com o festival, sendo respeitada as mesmas programações e espero que em breve o grupo Assim Vivemos possa trazer essa arte para Belo Horizonte, ampliando o público e as oportunidades de conhecer mais de perto essas histórias magnificas traduzidas para o cinema.
No site Assim Vivemos contém todas as informações dos filmes e programação do festival.
Tem um selo pra você lá no meu blog!
ResponderExcluirhttp://meucarpediem.blogspot.com.br/2013/08/selo-amigos-do-inverno.html
Nossa, que iniciativa interessante esse festival, ne? Vou procurar saber sobre esse festival aqui no Rio.
ResponderExcluirGostei do texto.
Abs.
http://escondidin.blogspot.com.br/