Os livros que li em 2019 (Parte 02)

Os livros que li em 2019 (Parte 02)

Vamos lá, continuando a lista dos livros lidos em 2019 (parte 01 aqui): 

08. O Mercador de Sonhos

Autor: M M Schweitzer
Ano: 2016
Gênero: Ficção / Drama Psicológico
Avaliação no Skoob: 4.3 (305 avaliações)
Avaliação Pessoal: Excelente
Conclusão: 30/04/2019

Mais um conto na lista. Com a leitura super cativante e uma literatura nada leve, o autor consegue mexer com nossa cabeça, nos fazendo pensar em nossas prioridades e sentimentos de uma forma, digamos, desconfortante. A história é um suspense psicológico com excelentes diálogos sobre nossos sentimentos. Lembra e "Divertidamente"? Então, é por aí! Com muitas 'lições' que nos fazem refletir enquanto navegamos na história de Ollie.  

09. O Segundo Armário

Autor: Gabriel de Souza Abreu
Ano: 2014
Gênero: Não Ficção / Biografia
Avaliação no Skoob: 3.7 (62 avaliações)
Avaliação Pessoal: Bom
Conclusão: 02/06/2019

O livro é a transcrição do blog que o autor escreveu quando descobriu-se soropositivo. É uma história triste, narrada em primeira pessoa e com linguagem simples. Muitas vezes eu quis achar o autor apenas para dar um abraço nele e dizer que sinto muito pela humanidade, nós demos errado. O livro fala de preconceitos, de medos, de angústias... de mais preconceitos e de amor. É uma boa história com grande potencial. Pecou um pouco pela organização das ideias, pela construção da linearidade e, sim, pela língua. 

10. O Médico e o Monstro

Autor: Robert Louis Stevenson
Ano: 1886 (primeira edição)
Gênero: Ficção / Suspense
Avaliação no Skoob: 3.9 (11874 avaliações)
Avaliação Pessoal: Excelente
Conclusão: 08/08/2019

Você pode não ter lido, mas com certeza já ouviu falar sobre esta obra alguma vez na sua vida. Não?!? Corre aí e dá um Google, eu espero... 
Esta é a terceira vez que leio a história e, sim cada vez eu a interpreto de um jeito diferente. Basicamente a história é sobre a luta de duas personalidades opostas - uma essencialmente boa, outra puro mal - tentando controlar um homem. Não tem como falar muito sem dar qualquer spoiler da trama, então apenas leia e desfrute da forma clássica que o autor tem de mexer com nossa mente.

11. O Caso das Sete Marias

Autor: Flávio Ramos Moreira
Ano: 2019
Gênero: Ficção / Romance Policial
Avaliação no Skoob: 4.3 (11 avaliações)
Avaliação Pessoal: Ótimo
Conclusão: 08/08/2019

“O caso das sete Marias” é uma grande homenagem à Agatha Christie. - Isto está escrito na sinopse. E sim, mais do que homenagem, o livro é uma daquelas leituras que nos envolve e nos leva ao fim, bem rápido. O autor demonstra muito conhecimento técnico em CSI - a lá Agatha Christie, é claro - e conseguiu construir personagens intrigantes e uma boa história, mas... meus anos lendo a Mestra, me levou ao assassino no segundo capítulo. O interessante é que, apesar da morte estar no centro, o autor conseguiu mostrar um lado mais sombrio e mais pessoal de cada uma das Marias, deixando a leitura bem gostosa e fluída.

12. A Dama do Coliseu

Autor: Gabriela Maya
Ano: 2013
Gênero: Ficção / Romance Histórico
Avaliação no Skoob: 4.6 (10 avaliações)
Avaliação Pessoal: Regular
Conclusão: 03/09/2019

Alguém me disse, leia esse livro, e eu li. Não é o tipo de história que eu pegaria pra ler por conta própria. O livro é até bom em sua essência, mas muito previsível. Muito longo e bem viajado em alguns momentos. Trata-se de um romance (romance desses de amor mesmo) entre uma camponesa e o maior imperador romano de todos os tempos. Claro que isso não poderia dar muito certo. Deu pra ver que a autora fez o dever de casa e pesquisou bastante as características histórica da época para poder escrever, mas por outro lado, para satisfazer sua necessidade de uma jovem virgem e bela para o imperador, ela se esqueceu das características culturais. Tem muitas pontas soltas e muito, mas muito mesmo, clichê  no texto.

13. A Arte da Guerra

Autor: Sun Tzu
Ano: 500 a.C (é o que dizem)
Gênero: Não Ficção 
Avaliação no Skoob: 3.8 (16.691 avaliações)
Avaliação Pessoal: -
Conclusão: 12/09/2019

Outra releitura. Outro clássico. Outra opinião. Eu cheguei a recomendar este livro publicamente em 2019, mas não mais. O livro se tornou o  queridinho de coachings e gurus. Ele é classificado em 'Negócios e Empreendedorismo'. Na minha opinião a ideia central do livro está difamada. É hora de trocar. 
Como literatura eu ainda digo que gosto muito da maneira como a história chegou pra gente no Brasil. Porque óbvio que tem influências de tradução. Como ensinamento... vitória sem luta? Em pleno século 21? Isso é uma história pra ricos e mimados que não conhece muito da realidade da vida. 

14. Branco Letal

Autor: Robert Galbraith 
Ano: 2019
Gênero: Ficção / Romance Policial
Avaliação no Skoob: 4.5 (362 avaliações)
Avaliação Pessoal: Excelente
Conclusão: 01/10/2019

Eu amo essa série 3000. Este é o quarto livro da série Cormoran Strike e Robin Ellacott. Cada livro da série é mais surpreendente e mais imersivo. A história central do detetive e sua assistente fica muito influenciada pelas histórias de vida de cada um o que faz com que cada capítulo peça o outro... e o outro e o outro. Quando se vê, são 3 horas da manhã. Não vou dar spoiler, o livro é magnifico e pronto. Leia a série toda para entender tudo desde o início e captar todas as referências. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais