Pular para o conteúdo principal

Os livros que li em 2019 (Parte 02)

Os livros que li em 2019 (Parte 02)

Vamos lá, continuando a lista dos livros lidos em 2019 (parte 01 aqui): 

08. O Mercador de Sonhos

Autor: M M Schweitzer
Ano: 2016
Gênero: Ficção / Drama Psicológico
Avaliação no Skoob: 4.3 (305 avaliações)
Avaliação Pessoal: Excelente
Conclusão: 30/04/2019

Mais um conto na lista. Com a leitura super cativante e uma literatura nada leve, o autor consegue mexer com nossa cabeça, nos fazendo pensar em nossas prioridades e sentimentos de uma forma, digamos, desconfortante. A história é um suspense psicológico com excelentes diálogos sobre nossos sentimentos. Lembra e "Divertidamente"? Então, é por aí! Com muitas 'lições' que nos fazem refletir enquanto navegamos na história de Ollie.  

09. O Segundo Armário

Autor: Gabriel de Souza Abreu
Ano: 2014
Gênero: Não Ficção / Biografia
Avaliação no Skoob: 3.7 (62 avaliações)
Avaliação Pessoal: Bom
Conclusão: 02/06/2019

O livro é a transcrição do blog que o autor escreveu quando descobriu-se soropositivo. É uma história triste, narrada em primeira pessoa e com linguagem simples. Muitas vezes eu quis achar o autor apenas para dar um abraço nele e dizer que sinto muito pela humanidade, nós demos errado. O livro fala de preconceitos, de medos, de angústias... de mais preconceitos e de amor. É uma boa história com grande potencial. Pecou um pouco pela organização das ideias, pela construção da linearidade e, sim, pela língua. 

10. O Médico e o Monstro

Autor: Robert Louis Stevenson
Ano: 1886 (primeira edição)
Gênero: Ficção / Suspense
Avaliação no Skoob: 3.9 (11874 avaliações)
Avaliação Pessoal: Excelente
Conclusão: 08/08/2019

Você pode não ter lido, mas com certeza já ouviu falar sobre esta obra alguma vez na sua vida. Não?!? Corre aí e dá um Google, eu espero... 
Esta é a terceira vez que leio a história e, sim cada vez eu a interpreto de um jeito diferente. Basicamente a história é sobre a luta de duas personalidades opostas - uma essencialmente boa, outra puro mal - tentando controlar um homem. Não tem como falar muito sem dar qualquer spoiler da trama, então apenas leia e desfrute da forma clássica que o autor tem de mexer com nossa mente.

11. O Caso das Sete Marias

Autor: Flávio Ramos Moreira
Ano: 2019
Gênero: Ficção / Romance Policial
Avaliação no Skoob: 4.3 (11 avaliações)
Avaliação Pessoal: Ótimo
Conclusão: 08/08/2019

“O caso das sete Marias” é uma grande homenagem à Agatha Christie. - Isto está escrito na sinopse. E sim, mais do que homenagem, o livro é uma daquelas leituras que nos envolve e nos leva ao fim, bem rápido. O autor demonstra muito conhecimento técnico em CSI - a lá Agatha Christie, é claro - e conseguiu construir personagens intrigantes e uma boa história, mas... meus anos lendo a Mestra, me levou ao assassino no segundo capítulo. O interessante é que, apesar da morte estar no centro, o autor conseguiu mostrar um lado mais sombrio e mais pessoal de cada uma das Marias, deixando a leitura bem gostosa e fluída.

12. A Dama do Coliseu

Autor: Gabriela Maya
Ano: 2013
Gênero: Ficção / Romance Histórico
Avaliação no Skoob: 4.6 (10 avaliações)
Avaliação Pessoal: Regular
Conclusão: 03/09/2019

Alguém me disse, leia esse livro, e eu li. Não é o tipo de história que eu pegaria pra ler por conta própria. O livro é até bom em sua essência, mas muito previsível. Muito longo e bem viajado em alguns momentos. Trata-se de um romance (romance desses de amor mesmo) entre uma camponesa e o maior imperador romano de todos os tempos. Claro que isso não poderia dar muito certo. Deu pra ver que a autora fez o dever de casa e pesquisou bastante as características histórica da época para poder escrever, mas por outro lado, para satisfazer sua necessidade de uma jovem virgem e bela para o imperador, ela se esqueceu das características culturais. Tem muitas pontas soltas e muito, mas muito mesmo, clichê  no texto.

13. A Arte da Guerra

Autor: Sun Tzu
Ano: 500 a.C (é o que dizem)
Gênero: Não Ficção 
Avaliação no Skoob: 3.8 (16.691 avaliações)
Avaliação Pessoal: -
Conclusão: 12/09/2019

Outra releitura. Outro clássico. Outra opinião. Eu cheguei a recomendar este livro publicamente em 2019, mas não mais. O livro se tornou o  queridinho de coachings e gurus. Ele é classificado em 'Negócios e Empreendedorismo'. Na minha opinião a ideia central do livro está difamada. É hora de trocar. 
Como literatura eu ainda digo que gosto muito da maneira como a história chegou pra gente no Brasil. Porque óbvio que tem influências de tradução. Como ensinamento... vitória sem luta? Em pleno século 21? Isso é uma história pra ricos e mimados que não conhece muito da realidade da vida. 

14. Branco Letal

Autor: Robert Galbraith 
Ano: 2019
Gênero: Ficção / Romance Policial
Avaliação no Skoob: 4.5 (362 avaliações)
Avaliação Pessoal: Excelente
Conclusão: 01/10/2019

Eu amo essa série 3000. Este é o quarto livro da série Cormoran Strike e Robin Ellacott. Cada livro da série é mais surpreendente e mais imersivo. A história central do detetive e sua assistente fica muito influenciada pelas histórias de vida de cada um o que faz com que cada capítulo peça o outro... e o outro e o outro. Quando se vê, são 3 horas da manhã. Não vou dar spoiler, o livro é magnifico e pronto. Leia a série toda para entender tudo desde o início e captar todas as referências. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le