Por Nárnia!!!

Quem nunca se perdeu nas páginas de um livro jamais saberá como é magnífico criar um mundo paralelo e nos transportar para ele, deixando toda nossa imaginação arquitetar as estruturas... É assim que me sinto quando encontro um bom livro de ficção, já que sou fã de carteirinha dessa mobilidade de literatura.

Eu costumo ler e reler (quando gosto do livro), e cada vez crio um mundo diferente, com características e personagens diferentes. Essa magia que só existe em livros, é o que me fascina no mundo da literatura. 

Recentemente resolvi reler As Crônicas de Nárnia, uma história de C.S. Lewis, criada há cerca de 60 anos. Em Nárnia, uma terra mágica, ocorre aventuras fascinantes em que os personagens principais são crianças que viajam a um mundo paralelo a fim de ajudar a resolver problemas existentes neste. O enredo vai se destilando em várias aventuras e, a medida que as crianças vão crescendo, outros personagens permeiam a história. Enfim, é uma trama fascinante. Originalmente dividida em sete livros contando histórias individuais (uma não depende integralmente da outra) desde a criação de Nárnia até a última batalha. 

Há toda uma temática por trás da história original que, para as pessoas que analisam criticamente determinados assuntos, se percebe claramente uma intenção "subliminar" do autor, mas esses detalhes se reservam a opiniões pessoais e exclusivista de mais. 

Apesar de muitas críticas negativas, foram filmados três dos sete contos narrados no livro, faturando cerca de 1,5 bilhões de dólares (mundialmente) e o quarto filme que, segundo especulações, será um retrocesso da história contando a origem da terra de Nárnia, está a caminho. 

Muitas pessoas erram ao assistir os filmes de séries como essas e depois ler o livro. Nos filmes, um roteirista que imagina os personagens e como o enredo visual da trama acontece, assim acabamos que "contaminados" por essa visão é fica complicado imaginar a história sem interferências. Acredito, inclusive, que esse é o motivo de muitas criticas, no entanto, Nárnia sobrevive a todas elas, mostrando-se um livro épico e interessantíssimo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais