Uma visão sobre a morte

https://drive.google.com/uc?export=view&id=19TZ3_NLTV5UIK9VwNnMB15BQXzD3B7Nt
Eu sempre fui fascinada com velórios, apesar de não gostar de me aproximar do corpo, lembro de ficar curiosa e observando as pessoas, pensar em como elas pareciam vulneráveis. 
Quando descobri os livros de Erico Veríssimo, que tem uma peculiar característica de retratar um velório, eu mergulhei e consumi muitas narrativas com esse tema. 
Então… a morte me quebrou. 
Me partiu em milhões de pedaços desconexos que jamais fui capaz de agrupar os fragmentos outra vez. 
E tudo mudou. As idas à velórios passou a ser não mais que uma obrigação e de repente eu só enxergava a dor. Vejo minha própria perda refletida naquelas pessoas, como um espelho profundo e infinito que mostra claramente o universo desconhecido e quieto de solidão. 
As tentativas frustradas de preencher o vazio e o adeus que se perpetua na despedida, nas ações e preocupações mecânicas que envolvem o ritual e o olhar desesperado de horror e tristeza passou a ser, para mim, não só visível, mas sentimentalmente perceptível. E quando eu olho para pessoas especificas eu posso sentir, no mais íntimo momento de mim, o adeus eterno que não é dito em palavras. 
E porque a morte me quebrou de tal forma, eu não enxergo mais a pessoa que partiu, mas os vários fragmentos das pessoas que ficaram, lutando para se reagrupar na existência silenciosa que ficou, encontrando caminhos para sobreviver a essa nova versão da vida, quebrada, implorando para que se junte os cacos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais