Pular para o conteúdo principal

Haggard - uma combinação perfeita de música clássica com metal

Desde a época de Richard Blackmore, lá pelos anos quarenta, que o rock e a música clássica vem caminhando juntos de uma forma que surpreende até os menos adeptos ao estilo. Bandas como Deep Purple, Scorpions e Metallica, conhecidas no Brasil, arriscaram, com honra, essa miscegenasção, apesar que, com algum tempo, os fãs começaram a ver esse jogo de tons e sinfonias com rótulos e o "neo classico" tornou-se algo repetitivo. 

Várias outras bandas arriscaram, em sua jornada, gravar um ou outro disco acompanhados de uma orchestra, mas poucas bandas faziam disso seu estilo, temendo a não aceitação imediata dos fãs.

É obvio que surgiram grupos que enlevaram o estilo, conhecido então como neo classico ou rock sinfônico, porém foi somente em 1991 que um grupo alemão lançou alguns singles nas rádios locais que chamaram de "Introduction", com uma sonoridade sinfônica contrastrando com um rock extremo e, mais tarde, em 1995, introduzindo elementos folk às suas músicas.

Haggard foi lançada ao público oficialmente em 1994, com o EP "Progressive", quebrando alguns paradigmas e conquistando seu espaço. Nesse momento a banda continha dezenove membros liderados por Asis Nasseri arriscavam além de simples harmonias com instrumentos clássicos, mas combinaram Monteverdi e Mozart com um som eletrizante das guitarras de Tony Lommi. O resultado não podia ser outro, um envolvente e marcante estilo que ganhou o mundo no ano do milênio com o seu segundo album, Awaking the Centuries, que, no ano de seu lançamento foi listado como um dos melhores álbuns do ano.

Antes deste, em 1997, Haggard havia lançado o disco "And Thou Shalt Trust... The Seer", que ficou mundialmente conhecido em 2008, no ato de seu re-lançamento.

Voltando ao álbum Awaking the Centuries, a banda experimenta não só a mistura do medieval com o metal, mas todas as doze faixas contidas no disco retrata a vida de Nostradamus e suas experiências durante a época da peste negra. 

Em 2004, bem além de um simples disco, Nasseri realiza um sonho de cantar a história de Galileu Galilei. O resultado não poderia ser outro, o disco ficou meses no auge dos mais aclamados pelo mundo afora. Nessa ocasião a banda contava com dezessete integrantes, dos quais destacam-se os vocais, então quatro cantores que variam do épico ao gutural, explorando essa variabilidade com uma inteligência e sintonia impressionantes em, pelo menos, quatro idiomas (latim, italiano, inglês e alemão). O nome do álbum, "entretanto se move" foi a última frase dita por Galileu após negar a sua teoria heliocentrista e escapar da condenação de morrer na fogueira.

e, por fim, em 2008, com nada menos que vinte músicos e nove convidados, é lançado o álbum Tales Of Ithiria que, ao contrário dos outros que narram uma história de um personagem real, este privilegia um mundo ficticio com personagens que se alimentam de lembrança de entes queridos. As composições são, fortemente, eruditas, com poucos arranjos de metal envoltos em um mar de violinos e violoncelos, além do vocal lírico, mais potentes do que nunca.

Em 2012 a banda embarcou em uma turnê pelo mundo, apresentando o disco "Grimm", que na verdade foi uma remasterização dos maiores sucessos, apresentando, inclusive, em São Paulo. Mas, infelizmente, não há previsão de volta nas terras latinas, já que a banda está empenhada em uma mega turnê pelos palácios da Europa.


Comentários

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le