Pular para o conteúdo principal

Eu Sou O Mensageiro - Marcus Zusak

Eu Sou O Mensageiro - Marcus Zusak
Do mesmo autor de "A Menina que Roubava Livros", Eu Sou o Mensageiro conta a história de Ed Kennedy, um jovem de 19 anos que leva uma vida pacata, inclinado à frustração existencial. Ed não pensava no futuro, não tinha pai, que foi vítima do álcool, e sua mãe era ranzinza e mal humorada. Cresceu em um ambiente perfeito para se tornar um jovem rebelde, com a crença de ser insignificante e dispensável.

Kennedy morava sozinho, com seu cachorro viciado em café, em um pequeno sobrado alugado. Com quase nenhuma experiencia afetiva, se apaixona por sua amiga Audrey, que apesar de gostar de Ed, ficava com todo mundo, menos com ele. Nesse cenário descolorido e sem graça, o protagonista mergulha em uma rotina mecânica, na qual ele não precisa se esforçar para ser alguém especial.

Tudo se transforma quando, acidentalmente, Ed impede um assalto ao banco em que ele se encontra com os amigos. As pessoas passam a reconhecê-lo e, a partir de então, cartas de baralho começam a aparecer na sua caixa de correio. As cartas sempre tem um endereço e alguma mensagem sem sentido imediato que guia o jovem ao encontro de pessoas que precisam de ajuda. Pessoas que até então Ed negava a existência.

Zusak usa de uma linguagem clara e direta que traduz concretamente realidades desagradáveis ao mesmo tempo que se expressa de forma compassível e pungente. Isso faz com que o leitor acompanhe a guinada da existência de Ed, que passa de um mero ser insignificante na sociedade para alguém que encontra um novo sentido vida, por dedicar-se às pessoas.

O mistério que ronda a história é intrigante ao mesmo tempo que motivador. Isso faz com que lemos o livro todo de uma vez só, apenas para descobrir o desfeche que envolve os personagens, de uma forma ainda mais cativante que a maioria das histórias contemporâneas, pois aqui, o enigma é tangível de algo mais concreto e passível do mundo real. 

O livro foi publicado pela Intrínseca em 2007, levando o prêmio "Printz Honor" à Marcus Zusak, na categoria "melhor autor de livros juvenis". Essa é uma leitura interessante, principalmente nos dias de hoje, em que as pessoas não veem umas às outras e se submergem cada vez mais em valores invertidos. A história mostra, de uma maneira descompromissada e divertida, como alcançar o "mundo melhor" que tantos dizem almejar...

Comentários

  1. Nossa, esse livro deve ser muito legal, eu adorei a capa e o cachorro viciado em café, rs... Esse Ed parece ser muito interessante, psicologicamente falando. Lá vai eu comprar mais um livro... Como sempre ótima resenha, amiga. Beijinhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le