Pular para o conteúdo principal

A Esperança - Suzane Collins

» Contém Spoilers

A Esperança - Suzane Collins
"Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. O meu lar é o Distrito 12. Participei dos Jogos Vorazes. Escapei. A Capital me odeia..." 

Katniss está a beira da loucura, depois de ser subjugada a diversos tratamentos com morfináceos no distrito treze. Após ser resgatada da arena ela foi levada aos cuidados desse distritos que, silenciosamente, há alguns anos, organizavam uma revolução para tomar o poder da Capital. O momento chegara, Katniss dera ao treze a chance que estavam aguardando ao ascender uma faísca de revolução entre os distritos na primeira vez que esteve na arena. 

O terceiro livro da triologia de Jogos Vorazes é surpreendente e cheio de reviravoltas. No entanto, Suzane dá um desfecho inusitado à trama. Tudo começa com a ascensão do distrito treze, com uma tecnologia surpreendente e recursos, embora restritos, suficientes para alimentar todos os sobreviventes do distrito doze, após ser destruído pela Capital. 

O resgate de Katniss da arena foi esquematizado por Plutchart, Haymitch e os amigos de Katiniss. Apenas ela e Peeta não sabiam da trama. A intensão é que Katniss se torne o símbolo da rebelião, mostrando seu rostinho bonito para as câmaras e ajudando a tomar os distritos resistentes. Para tal, Katniss faz uma série de exigências que inclui a libertação de Peeta e dos outros tributos que agora são reféns da Capital.

Boa parte da trama, mais de 70%, se passa entre tomadas de televisão, ora da Capital, ora do Treze, mostrando os avanços da guerra, enquanto tanto um quanto outro tentam desestruturar os adversários com informações mescladas com um ataque ou outro. 

Confesso que, dos três livros, este é o mais cansativo. Uma infinidade de detalhes e "mimimi" dos personagens, diálogos incansáveis e discussões sem sentido preenchem suas páginas. Quando comparo os três livros percebo uma degradação na trama, tal que chego a me questionar os elogios que havia feito a autora. Tanto que ao final, quando os personagens começam a morrer e a história muda de rumo, fazendo mocinhos virarem os vilões, eu tive vontade de interromper a leitura, mas é claro que a curiosidade foi maior.

A história em si é fascinante. Embora tenha ficado a espera de um final feliz, até porque é isso que o título do livro nos propõe. Talvez, o mero fato da Capital ter sido de fato tomada já é a ideia que Collins tem de um super final.

Embora embaraçada com o desfecho da triologia, super recomendo a leitura, pois, atualmente, poucos livros tem nos proporcionado uma ficção tão intensa e chamativa. O livro já está sendo adaptado para o cinema, previsto para sair em duas partes (isso também é moda agora) no segundo semestre de 2014 / 2015.

Comentários

  1. Eu vejo muita gente lendo essa trilogia, mas eu ainda não sabia do que se tratava, parece interessante, vou adicioná-los a minha enorme lista de livros a comprar, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes, parece que sou a única pessoa que ainda não passou perto dessa trilogia. Acho que você deve ter razão quando diz que o livro é um pouco cansativo, me lembro de ter visto um vídeo em que a Tatiana Feltrin também reclama da monotonia dos livros (https://www.youtube.com/watch?v=ZPeNbplyIP8).

    Abraços,
    www.acrobatadasletras.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le