12 Anos de Escravidão fará parte do currículo escolar nos EUA

Por: Carol Turck

12 Anos de Escravidão fará parte do currículo escolar nos EUA
As conquistas obtidas pelo filme 12 Anos de Escravidão, dirigido por Steve McQueen, estão indo muito além do reconhecimento pela sua qualidade cinematográfica. Além de ser indicado a nove Oscars neste ano, a National School Boards Association, uma organização sem fins lucrativos que busca a qualidade de ensino em escolas públicas dos EUA, também estabeleceu que o filme passará a fazer parte do currículo das escolas a partir de setembro deste ano, juntamente com o livro escrito por Solomon Northup, que inspirou o longa.

Para Montel Williams, porta-voz da National School Boards Association, a qualidade histórica do filme pode ser uma excelente ferramenta educacional para aproximar os estudantes de uma época dos EUA em que muitos erros foram cometidos e, assim, incentivá-los a não repeti-los e a buscar um futuro melhor e diferente.

O filme 12 Anos de Escravidão traz o ator Chiwetel Ejiofor, indicado ao Oscar de Melhor Ator Protagonista, no papel do próprio Solomon Northup, um negro livre fazendeiro e violinista que foi enganado por dois desconhecidos achando que seria levado para tocar violino em uma turnê e acaba sequestrado e vendido como escravo para um fazendeiro em Louisiana, para o qual teve que trabalhar por 12 anos até ser finalmente resgatado.

Uma das nove categorias nas quais o filme está concorrendo ao Oscar é a de Melhor Trilha Sonora Original, que foi composta pelo famoso Hans Zimmer. Como o protagonista do filme é um violonista, o destaque fica para as músicas originais para violino. Escritas e arranjadas por Nicholas Britell e executadas por Tim Fain, elas possuem tons pesados e complementam perfeitamente o clima carregado do filme.

Comentários

  1. Notícia sensacional! Acredito que não tenha forma melhor de conhecer a história, afinal ela é feita sob o ponto de vista de alguém que viveu a situação *O*

    ps: vi seu blog na lista do grupo no facebook, blogueiros literários! :D
    Seguindo e curtindo :D
    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/


    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana,acho muito digno. Eu acho que o caminho é por ai mesmo,aproximar as pessoas das coisas boas é bom, mas do que aconteceu de ruim é melhor ainda para a conscientização.
    Quero muito ver o filme.
    www.rafaellando.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais