Pular para o conteúdo principal

Top 10 - Museus Brasileiros - Absorva essa cultura

"Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes." A definição acima está no site do Instituto Brasileiro de Museus. Mas, além da definição lírica, os museus são espaços que guardam a história de um povo, de um país. Toda nação tem um conteúdo histórico guardado nos seus museus, apresentando à sociedade, como todo lirismo, poesia e figuras, os fatos que marcam época no país.

Tratando-se de cultura, os museus são uma expressão exata daquilo que é vivenciado dia após dia por uma população. Caracterizados de várias formas, a cultura exala em cada obra de arte exposta, em cada tom de uma pintura e em cada verso de uma poesia. 

No Brasil temos grandes centros culturais que merecem destaque e vale a pena se visitado, inclusive, e principalmente, por nosso povo. Através da Internet, fiz um levantamento dos 10 melhores museus brasileiros, desfrute:

10º - Museu de Ciências e Tecnologias, Porto Alegre - RS: É um dos maiores museus interativos de ciências naturais na América Latina e um dos melhores do mundo. Cerca de 700 experimentos interativos estão à disposição do público. O acervo permanente inclui alguns milhões de peças e apresenta uma das melhores mostras de ciências naturais de todo o país. O Museu possui coleções científicas em diversas áreas como Arqueologia, Botânica, Paleontologia e Zoologia. 

 

09º - Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Recife – PE: A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é ao mesmo tempo oficina e museu, local onde o artista recifense cria e expõe o seu belíssimo trabalho. Cercados por jardins encontram-se em exposição permanente - murais, painéis, esculturas - cerca de 2000 peças de grande e médio portes. Brennand já levou a sua arte para diversas cidades do Brasil e do mundo. Vale a pena conferir o trabalho de Francisco Brennand. 


08º - Museu de Arte Sacra, Salvador – BA: Localizado no centro histórico de Salvador, o Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa d'Ávila, fundado pela Ordem dos Carmelitas Descalços, em meados do século XVII. No museu, encontram-se imagens raras em marfim da arte luso-brasileira, objetos em prata e ouro, composta porcastiçais, custódias, cálices, navetas, turíbulos, além de um conjunto de telas do século XVIII, entre outros objetos. 

 

07º - Museu do Oratório, Ouro Preto – MG: Possui uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens que fizeram parte do acervo da família Gutierrez que criou o Instituto Cultural Flavio Gutierrez. As peças foram doadas por Ângela ao IPHAN e caracterizam-se pela diversidade de tipos, tamanhos e materiais. Detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos - dos séculos XVII ao XX - permitem "uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil. O Museu é instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814) – o mais importante escultor barroco do Brasil.

 

06º - Museu de Arte Contemporânea Inhotim, Brumadinho – MG: O Museu Inhotim tem como característica principal ser um museu a céu aberto, onde as obras se integram à paisagem de um parque de 97 hectares. As obras de arte ficam expostas em galerias temporárias e permanentes. O visitante encontra no museu mais de 500 obras de artistas contemporâneos de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros.

 

05º - Museu Imperial, Petrópolis – RJ: O Museu Imperial, popularmente conhecido como Palácio Imperial, está localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis. Instalado no antigo Palácio de verão de Dom Pedro II, o museu possui uma coleção de mais de 250 mil documentos originais do século XIII até o século XX. O acervo reúne ainda fotografias que documentam a história e a evolução dos aspectos urbanos e paisagísticos do estado do Rio de Janeiro e da cidade de Petrópolis.

 

04º - Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro – RJ: É um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 277 mil itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina. O público pode conferir também o acervo do Arquivo Histórico, com 55.600 documentos iconográficos e manuscritos sobre a história do Brasil. O Museu Histórico Nacional reúne ainda mais de 10 mil imagens feitas pelos fotógrafos Marc Ferrez e Augusto Malta.

 

03º - Museu da Língua Portuguesa, São Paulo – SP: O museu é totalmente interativo, sendo dedicado à valorização e difusão do idioma português (patrimônio imaterial). Hoje, ele é um dos locais mais visitados em São Paulo. Visitar o museu é como viajar pela língua portuguesa.

 

02º - Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo – SP: Considerado o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, o MASP possui um acerco com cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. aos dias de hoje. Entre os destaques do museu estão obras deRafael, Bellini, Ticiano, Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Modigliani.

 

01º - Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo – SP: É o museu de arte mais antigo da cidade e um dos mais importantes do país. O acervo reúne mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores da arte brasileira dos séculos XIX e XX, além de centenas de publicações sobre artes visuais.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le