Top 10 - Museus Brasileiros - Absorva essa cultura

"Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes." A definição acima está no site do Instituto Brasileiro de Museus. Mas, além da definição lírica, os museus são espaços que guardam a história de um povo, de um país. Toda nação tem um conteúdo histórico guardado nos seus museus, apresentando à sociedade, como todo lirismo, poesia e figuras, os fatos que marcam época no país.

Tratando-se de cultura, os museus são uma expressão exata daquilo que é vivenciado dia após dia por uma população. Caracterizados de várias formas, a cultura exala em cada obra de arte exposta, em cada tom de uma pintura e em cada verso de uma poesia. 

No Brasil temos grandes centros culturais que merecem destaque e vale a pena se visitado, inclusive, e principalmente, por nosso povo. Através da Internet, fiz um levantamento dos 10 melhores museus brasileiros, desfrute:

10º - Museu de Ciências e Tecnologias, Porto Alegre - RS: É um dos maiores museus interativos de ciências naturais na América Latina e um dos melhores do mundo. Cerca de 700 experimentos interativos estão à disposição do público. O acervo permanente inclui alguns milhões de peças e apresenta uma das melhores mostras de ciências naturais de todo o país. O Museu possui coleções científicas em diversas áreas como Arqueologia, Botânica, Paleontologia e Zoologia. 

 

09º - Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Recife – PE: A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é ao mesmo tempo oficina e museu, local onde o artista recifense cria e expõe o seu belíssimo trabalho. Cercados por jardins encontram-se em exposição permanente - murais, painéis, esculturas - cerca de 2000 peças de grande e médio portes. Brennand já levou a sua arte para diversas cidades do Brasil e do mundo. Vale a pena conferir o trabalho de Francisco Brennand. 


08º - Museu de Arte Sacra, Salvador – BA: Localizado no centro histórico de Salvador, o Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa d'Ávila, fundado pela Ordem dos Carmelitas Descalços, em meados do século XVII. No museu, encontram-se imagens raras em marfim da arte luso-brasileira, objetos em prata e ouro, composta porcastiçais, custódias, cálices, navetas, turíbulos, além de um conjunto de telas do século XVIII, entre outros objetos. 

 

07º - Museu do Oratório, Ouro Preto – MG: Possui uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens que fizeram parte do acervo da família Gutierrez que criou o Instituto Cultural Flavio Gutierrez. As peças foram doadas por Ângela ao IPHAN e caracterizam-se pela diversidade de tipos, tamanhos e materiais. Detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos - dos séculos XVII ao XX - permitem "uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil. O Museu é instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814) – o mais importante escultor barroco do Brasil.

 

06º - Museu de Arte Contemporânea Inhotim, Brumadinho – MG: O Museu Inhotim tem como característica principal ser um museu a céu aberto, onde as obras se integram à paisagem de um parque de 97 hectares. As obras de arte ficam expostas em galerias temporárias e permanentes. O visitante encontra no museu mais de 500 obras de artistas contemporâneos de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros.

 

05º - Museu Imperial, Petrópolis – RJ: O Museu Imperial, popularmente conhecido como Palácio Imperial, está localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis. Instalado no antigo Palácio de verão de Dom Pedro II, o museu possui uma coleção de mais de 250 mil documentos originais do século XIII até o século XX. O acervo reúne ainda fotografias que documentam a história e a evolução dos aspectos urbanos e paisagísticos do estado do Rio de Janeiro e da cidade de Petrópolis.

 

04º - Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro – RJ: É um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 277 mil itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina. O público pode conferir também o acervo do Arquivo Histórico, com 55.600 documentos iconográficos e manuscritos sobre a história do Brasil. O Museu Histórico Nacional reúne ainda mais de 10 mil imagens feitas pelos fotógrafos Marc Ferrez e Augusto Malta.

 

03º - Museu da Língua Portuguesa, São Paulo – SP: O museu é totalmente interativo, sendo dedicado à valorização e difusão do idioma português (patrimônio imaterial). Hoje, ele é um dos locais mais visitados em São Paulo. Visitar o museu é como viajar pela língua portuguesa.

 

02º - Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo – SP: Considerado o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, o MASP possui um acerco com cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. aos dias de hoje. Entre os destaques do museu estão obras deRafael, Bellini, Ticiano, Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Modigliani.

 

01º - Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo – SP: É o museu de arte mais antigo da cidade e um dos mais importantes do país. O acervo reúne mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores da arte brasileira dos séculos XIX e XX, além de centenas de publicações sobre artes visuais.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais