Rock In Rio - de 1985 à 2013
Após a ditadura militar, enquanto nascia uma democracia que caminhava a passos lentos, Roberto Medina idealizou um grande show, nas terras do Rio de Janeiro, adotando o slogan "por um mundo melhor". Originalmente, o evento foi destinado exclusivamente ao Rock, criando a oportunidade de grandes nomes da música, nacional e internacional, de visitar os países latinos, já que, até então, não havia essa prática. Mais tarde, a ideologia do evento passa a dar ênfase em temas sócios-culturais e de sustentabilidade, aprimorando a ideia de levar diversão e conscientização ao público.
Nessa época também o espaço hoje conhecido como Cidade do Rock foi doado ao município do Rio de Janeiro tornando-se um dos maiores palcos para eventos do mundo. A área possui 250 metros quadrados, hoje bem estruturados para sediar com graça eventos de grande porte. São 29 anos de história divididos em doze edições: 04 no Brasil, 05 em Portugal e 03 na Espanha, o que faz o evento ser reconhecido como o maior festival musical do mundo, desde sua criação.
Na primeira edição, em 1985, realizada no Rio de Janeiro, bandas como AC/DC, Ozzy Osbourne, Queen e Iron Maiden, entre outras (um total de 28 bandas), tiveram presenças consagradas, fazendo a edição tornar-se uma lenda.
Em 1991, devido à contundências com o governo quanto ao terreno da cidade do rock, o evento foi realizado no Maracanã, deixando sua marca na cidade e no Guines Book como record de público pagante em um show musical até então. A banda norueguesa A-HA, foi a grande sensação, ao lado de Guns N' Roses, Megadeth, INXS, Joe Cocker e Sepultura.
Dez anos após a edição no Maracanã, em 2001 o evento volta a acontecer na cidade do rock reerguida e reestruturada para receber 250 mil pessoas por dia. O festival bateu outro record de público, com mais de um milhão de pessoas nos sete dias de festa, com 128 artistas se apresentando. Iron Maiden e Guns N' Roses retornam ao palco levando o público ao êxtase, ao lado de REM, Red Hot Chili Peppers e Quens Of The Stone Age.
Em 2004 aconteceu o primeiro Rock In Rio Lisboa, em Portugal, seguindo a ideologia do evento, misturando rock com atitudes que contribuem para um mundo melhor. Também foi a primeira edição transmitida pela televisão, na íntegra, para cerca de oitenta países. Metallica foi a sensação do evento, com um show estupendo, ao lado de Paul McCartney, Foo Fighters, Kings Of Leons e outros artistas brasileiros e portugueses.
Lisboa, 2006. O Sucesso da última edição torna o evento um marco, realizado a cada dois anos no país. Seguindo a tradição de inovar em luz e estrutura, um destaque foi design de algumas áreas, com tecnologia e estruturas impressionantes. A partir dessa edição expande-se o estilo musical para ritmos eletrônicos, hip hop e axé, descaracterizando em suma como um evento exclusivo de rock. No entanto Guns N' Roses e Roger Waters tiveram maior público.
No ano de 2008 houve duas edições do Rock in Rio. Em Lisboa, o evento seguiu a métrica de acontecer a cada dois anos sendo então a terceira edição no país, que por sinal investiu pesado inovando em design e tecnologia. Houve também a miscigenação com um evento de moda, trazendo vários desfiles de diversas marcas de um lado e shows com várias bandas de outro. Metallica retorna ao palco do evento com outro show imperdível, acompanhado de Link Park, Bon Jovi e Kiser Chiefs.
Já em Madrid, Espanha, foi a primeira edição do festival com uma "cidade do rock" construída especialmente para sediar o evento. A proposta de trazer novos conceitos e discutir problemas socioambientais continua como tema central e uma quantidade significativa de fundos foi investida em iniciativas para a sustentabilidade. Bob Dylan, Amy Winehouse e Alanis Morissette foram algumas das apresentações no show.
Assim como em Lisboa, Madrid também passou a sediar o evento a cada dois anos. No ano de 2010, Lisboa contou com uma infraestrutura impecável, desfiles de moda e o meio ambiente conduzindo a pauta sustentável do festival, que nessa edição incluiu as mudanças climáticas no debate. Até um hotel foi instalado em plena Cidade do Rock. Artistas com Megadeth e Mothorhead deixaram o evento mais caracterizado. Já em Madrid, a segunda edição espanhola trouxe a proposta de juntar a família, com shows para todos os públicos. O line-up trouxe artistas do cardápio dos mais jovens, como Miley Cyrus, e bandas históricas como Rage Against The Machine e Jane´s Addiction, além de um time forte da música eletrônica.
2011. O Rock in Rio retorna onde tudo começou com mais de 700 mil ingressos, distribuídos em sete dias, esgotados em apenas 4 dias de venda. Sempre presente, o sentimento por dias melhores se materializou no tema Por Um Mundo Melhor, que deu tom às discussões sobre sustentabilidade e projetos sociais. Desfiles de moda e novas atrações, entre elas, um parque de diversões, também marcaram presença. A diversidade musical, outra marca história do festival, também esteve presente. No line-up, artistas solicitados pelo público como Guns N’ Roses e Red Hot Chilli Peppers, e grandes nomes do pop, como Katy Perry, Rihanna e Shakira. Sem falar nos shows avassaladores de Slipknot, Coldplay, Metallica e Sepultura, em um encontro inédito com o Tambours do Bronx.
Em 2012 o evento retorna à Europa, ocorrendo novamente em Lisboa e Madrid. Aprimoradas as estruturas, com grandes influencias tecnológicas, os shows tornaram-se um marco com uma mistura de gêneros e ênfase nos temas de sustentabilidade e cuidados com o planeta. Metallica se tornou uma das bandas consagradas participando de 4 em 5 edições de Lisboa.
Está tudo preparado e faltam apenas 48 dias para a 5ª edição do evento no Brasil. Metallica e Iron Maiden voltam ao nosso palco prometendo um grande show, ao lado de Slayer, Bon Jovi e Alice In Chains, além de diversas outras apresentações nacionais e internacionais.
Particularmente, acho que o evento deveria em sua retornar suas origens, com um espaço exclusivo para o Rock n' Roll, já que cada estilo tem seus próprios shows espalhados por aí, mas mesmo assim a tendência é que seja um grande evento tanto musical como social. Estima-se um público de 700 mil pessoas durante os sete dias de evento, com atrações em dois principais palcos.
Comentários
Postar um comentário
Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.