12 Anos de Escravidão fará parte do currículo escolar nos EUA
Por: Carol Turck
As conquistas obtidas pelo filme 12 Anos de Escravidão, dirigido por Steve McQueen, estão indo muito além do reconhecimento pela sua qualidade cinematográfica. Além de ser indicado a nove Oscars neste ano, a National School Boards Association, uma organização sem fins lucrativos que busca a qualidade de ensino em escolas públicas dos EUA, também estabeleceu que o filme passará a fazer parte do currículo das escolas a partir de setembro deste ano, juntamente com o livro escrito por Solomon Northup, que inspirou o longa.
Para Montel Williams, porta-voz da National School Boards Association, a qualidade histórica do filme pode ser uma excelente ferramenta educacional para aproximar os estudantes de uma época dos EUA em que muitos erros foram cometidos e, assim, incentivá-los a não repeti-los e a buscar um futuro melhor e diferente.
O filme 12 Anos de Escravidão traz o ator Chiwetel Ejiofor, indicado ao Oscar de Melhor Ator Protagonista, no papel do próprio Solomon Northup, um negro livre fazendeiro e violinista que foi enganado por dois desconhecidos achando que seria levado para tocar violino em uma turnê e acaba sequestrado e vendido como escravo para um fazendeiro em Louisiana, para o qual teve que trabalhar por 12 anos até ser finalmente resgatado.
Uma das nove categorias nas quais o filme está concorrendo ao Oscar é a de Melhor Trilha Sonora Original, que foi composta pelo famoso Hans Zimmer. Como o protagonista do filme é um violonista, o destaque fica para as músicas originais para violino. Escritas e arranjadas por Nicholas Britell e executadas por Tim Fain, elas possuem tons pesados e complementam perfeitamente o clima carregado do filme.
Comentários
Postar um comentário
Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.