Os Cavaleiros do Zodíaco - Cavaleiros de Bronze

Dizem que sempre consideramos nossos gostos como os mais refinados que existem, e quem não gosta de anime que atire a primeira pedra. Desde minha infância eu aprendi a gostar desse tipo de entretenimento  Teoricamente, anime é qualquer animação produzida no Japão. Ao contrário do que muitos pensam, o anime não é um gênero, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.).

Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs.

Nesse contexto, abro um espaço para falar dos Cavaleiros do Zodíaco. A maioria das pessoas da minha geração acompanharam essa série que, na época, era transmitida na TV aberta pela Band. a série foi escrita e ilustrada por Masami Kurumada entre 1986 a 1991 e adaptada em seguida para televisão. Tanto o mangá original quanto sua adaptação em anime fizeram muito sucesso no Japão e em diversos países da Europa e América Latina. Quatro filmes da série foram exibidos em cinemas japoneses antes do anime ser cancelado em 1989, deixando uma das sagas do mangá sem adaptação. Porém, em 2002, a Toei Animation continuou o anime com três séries OVA (a última teve fim em 2008) e um quinto filme foi exibido em 2004.

A história mostra cinco guerreiros místicos chamados de "Cavaleiros" que lutam vestindo "Armaduras Sagradas" baseadas nas diversas constelações que protegem cada um dos guerreiros. Os Cavaleiros têm como missão defender a reencarnação da deusa grega Atena em sua batalha contra outros deuses do Olimpo que pretendem dominar a Terra.

Os personagens principais dessa magnífica obra são:

  • Saori Kido: Jovem grega adotada pelo milionário Mitsumasa Kido e criada como sua neta. Saori é a reencarnação da deusa Atena no século XX, que sempre retorna à Terra quando a humanidade se encontra ameaçada pelo mal. Inicialmente ignorante de suas origens, Saori começa a planejar seu retorno ao Santuário após descobrir seu passado divino e conta com o apoio dos cinco Cavaleiros de Bronze.

  • Seiya de Pégaso: Cavaleiro de Bronze da constelação de Pégaso e protagonista da série. Órfão, foi separado de sua irmã Seika e forçado a se tornar um Cavaleiro. Após conseguir cumprir tal missão motivado pela vontade de rever sua irmã, Seiya depois descobre seu destino com um dos soldados de Atena, protegendo-a por milênios e renascendo cada vez que a deusa reencarna, para apoiá-la na batalha final contra o mal que consume a Terra. Guerreiro de imenso poder, Seiya alcança a vitória em batalhas impossíveis e consegue derrotar até mesmo os deuses Poseidon e Hades, que o deixa preso a uma cadeira de rodas e em coma, estado que Atena pretende reverter.

  • Shiryu de Dragão: É, entre os cinco Cavaleiros que acompanham Atena, o mais maduro e sábio. Shiryu treinou no Monte Lu na China para obter a Armadura de Bronze da constelação de Dragão e seu mentor foi o Cavaleiro de Ouro de Libra, Dohko. Sua Armadura é conhecida por possuir surpreendentes propriedades ofensivas e defensivas, nas respectivas formas de punho e escudo.

  • Hyoga de Cisne: É um dos personagens principais do mangá de Kurumada. Ele é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Cisne e nasceu na Sibéria, que durante o lançamento do mangá, ainda pertencia à União Soviética. Sua mastria sob o Cosmo lhe permite criar gelo e neve em temperaturas de zero absoluto. Hyoga frequentemente é visto com uma cruz e um rosário da Cruz do Norte, um outro nome para sua constelação protetora.

  • Shun de Andrômeda: É o cavaleiro de bronze da constelação de Andrômeda e sua Armadura possui correntes, utilizadas tanto para o ataque quanto para a defesa. Misericordioso e gentil por natureza, Shun prefere resolver conflitos sem derramar sangue, separando suas atitudes das que os outros Cavaleiros normalmente tomam: enquanto não hesitam em lutar, Shun só se envolve em combate se realmente for necessário ou se sua quase infinita paciência se esgota. Foi revelado que Shun é o receptáculo de Hades, mas é salvo pelo sangue de Atena em seu sacrifício.

  • Ikki de Fênix: É o completo oposto de seu irmão Shun: solitário, frio e agressivo. Treinado na Ilha da Rainha da Morte, o então aspirante Cavaleiro da Constelação de Fênix é ensinado a cultivar o ódio e chega até mesmo a desejar matar Saori, Tatsumi, Seiya, Shiryu, Hyoga e seu irmão, culpando-os pelo destino que teve. Ikki é um antagonista no início da série, mas logo se regenera e passa a proteger Atena, Seiya, Shiryu, Hyoga e seu irmão dos perigos que o grupo enfrenta com suas habilidades ilusórias.


Além desses, ainda há outros cavaleiros que compõe as sagas, cada um identificado por sua constelação e com sua armadura sagrada.

Depois da história original, surgiram no Japão várias adaptações independentes baseados na história de Seya, mas, convenhamos, nenhuma se igualou à criação original, que marcou minha infância/ adolescência e, creio eu, que de muitos outros. Confesso que sou fã de carteirinha, gravei todos os episódios da série como um dos "meus tesouros".

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir, além de ter no You Tube todos os episódios, no site Only Animes, um dos mais completos da categoria, é possível baixar a série com ótima qualidade. 


Algumas informações foram tiradas do site da Wikipédia.

Comentários