Sobre Spam e Publicidade



Recentemente eu estava “fazendo uma limpa” na minha caixa de entrada e pensei na quantidade de e-mails que eu recebo diariamente. São muitos minha gente! A maioria deles eu não faço ideia de onde veio, alguns, bastou eu comprar uma vez em determinada loja e voila, ganhei um passaporte para receber oito / dez e-mails por dia. (Se alguém da Fast Shop ou da Shein estiver ai…. )

Fazendo este exercício eu apliquei muitos filtros que mandam todos esses “e-mails intrusos” para a lixeira automaticamente, alguns mandei para o spam, pedi o cancelamento de várias e várias listas, algumas que eu havia me cadastrado, mas não entrega conteúdo, outras que não sei de onde veio… 

No fim eu percebi uma coisa interessante: dos inúmeros e-mais que recebo diáriamente, somente 02 (isso mesmo DOIS) eu leio. Ambos chegam a cada quinze / vinte dias! Isso me beirou ao absurdo! De quem foi a ideia de mandar tanta informação inutil assim? Para que as pessoas estão gastando horrores em e-mail marketing? Será que o uso do e-mail está sendo feito de forma correta? Ficam aí esses questionamentos…

Os dois e-mails que leio sempre que chegam são conteúdos do de duas personalidades, em assuntos diferentes, que me entregam uma conversa como se eu tivesse fazendo uma especie de terapia com um desconhecido, isso me leva a boas (ou nem tanto) reflexões e pensamentos que vez por outra viram uma atitude.

Estamos cercados de informações, mas a verdade é que deixamos de nos comunicar faz tempo, eu sinto falta dos velhos tempos, em que era possível conversar com pessoas, trocar e fomentar ideias, sem a necessidade de uma foto bonita ou uma frase lacradora. Apenas uma troca one by one para trazer para a pessoalidade um quê de contato puro e verdadeiro (à moda antiga). 

Mas isso não é tão fácil. 

Ainda nesse sentimento eu tentei criar uma newsletter, para impactar algumas pessoas com o que eu tenho a dizer e poder deixar um e-mail de contato para respostas. Eu testei algumas ferramentas que anunciam um plano gratuito, como a MailChamp, SendBlue, SendPulse, Siv.Io... Vale ressaltar que eu recebo spam dessas gerenciadoras de mail marketing o tempo inteiro, mas todas, no plano gratuito, marcaram minha newsletter como spam e ficam pedindo vários dados para poder liberar o envio. Isso é bem chato, porque no plano pago você pode simplesmente carregar uma lista de e-mail da internet e não há qualquer bloqueio... 

Isso me frusta porque prova que a informação que consumimos é entregue por pessoas que pagam o que me gera uma inquietação muito grande por não haver filtros, uma empresa paga e já pode encher sua caixa de e-mail de anúncios. 

Recentemete eu assisti o vídeo do Greg News falando sobre publicidade (assista aqui) falando dos problemas da publicidade atual e da qualidade das informações que recebemos. Vale muito a pena assistir. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais