Eu minimalista: como tudo começou


Nossa vida é um emaranhado de experiencias e coisas que acumulamos durante o processo de viver, em um momento estamos tão cheios de memorias, lembranças pensamentos e objetos que sentimos certa dificuldade de processar tudo isso, interna e externamente. Um dia estava sentada em minha cadeira no escritório de casa, que divido com meu marido e, ao olhar para o lado enxerguei um emaranhado de fios, uma confusão de itens sobre a mesa, coisas sem um lugar específico, mais fios sobre a mesa, as prateleiras lotadas... Aquilo me deu uma sensação de estar perdida, um desconforto que foi crescendo e uma inquietação tomando conta de cada um dos meus pensamentos.

Comecei a procurar vídeos e tutorias com ideias para organizar fios e deixar o ambiente menos carregado. Encontrei tutoriais excelentes, mas também encontrei outra coisa: o minimalismo. Claro, já tinha ouvido falar... Principalmente do minimalismo estético, que se destina apenas a itens materiais, como decorações clean no Pinterest, mas, nos materiais que eu consumia, comecei a ver algo mais e fui atrás dessa ideologia. 

Descobri canais com ideias completamente inviáveis, radicais e caras, mas também descobri conteúdos excelentes, explicativo, determinado e fundamentado. Percebi a relação direta com o consumo e o estilo de vida. Um processo que começa internamente e se expande em nossa relação com o todo. Diante disso decidi analisar e executar uma jornada minimalista em minha vida. Seguindo algumas dicas e adaptando para minhas necessidades e vontades a fim de tornar o processo mais 'divertido', tracei um plano para esvaziar minha casa, simplificar meu estilo de vida e encontrar o equilíbrio que tanto falam. 

Como parte deste processo, eu resolvi escrever minha experiencia e resultados, com algumas fotos reais do processo, visando apenas compartilhar esta transformação, sem nenhuma intenção de ensinar ou ditar como as coisas são feitas, até porque eu mesma só usei os métodos apenas como um direcionador e para tirar inspiração. 


Conteúdo 


Eu sempre vou procurar deixar minhas referências também, sobre cada material que consumi e um pouco da minha percepção sobre eles. Meu intuito aqui é documentar uma experiencia que acredito ter sido transformadora para mim. 

Minimalism: A Documentary About the Important Things (Netflix) 

O documentário é sobre a transformação da vida de Joshua Fields e Ryan Nicodemus. Eles mantem o blog The Minimalists e escreveram um livro homônimo. Neste documentário eu percebi que em todo lugar as pessoas estão imersas em uma vida de consumo desenfreado e busca por coisas materiais e conquistas físicas, deixando de lado as coisas importantes e que realmente tem valor. De repente eu percebi que minha vida é pautada por longas jornadas de trabalho em busca de dinheiro para conquistar coisas e, através das coisas, status. 

Através do documentário eu também passei a consumir todo o conteúdo relacionado, porém está em inglês. 

Minimalismo de Baixa Renda (Youtube) 

Trata-se de uma série no canal Blogueira de Baixa Renda sobre como um casal praticou o minimalismo em sua casa. É muito interessante, principalmente porque são pessoas reais lidando com as suas experiencias no dia a dia de uma forma completamente possível (diferente de muitos canais sobre minimalismo por ai). Os vídeos são divertidos e bem intimista. 

Dani Raposo (Youtube) 

O canal da Dani Raposo fala sobre a vida dela e de suas experiencias minimalistas. É um estilo bem intimista também que nos leva a identificar os pontos de sucesso nas tomadas de decisão dela. 

Estilo de Vida Minimalista (Livro) 

Bom este é um dos livros que não aproveitei em sua totalidade pois eu discordo de afirmações generalizadas, principalmente em casos que envolve estilo de vida e, provavelmente outras pessoas. Escrito por Jeckie Maltz, o livro tem uma pegada muito padronizada, com ‘regras’ pré definidas e conceitos estabelecidos. Mesmo assim, há ensinamentos importantes que, somados a outros conteúdos, somam muito ao conhecimento. 

Jornada Minimalista (Youtube) 

O canal Jornada Minimalista é focado em ensinar e dar dicas sobre o que é e como é o minimalismo e a vida do minimalista (também tem um perfil do Instagram). São vídeos curtos e, em sua maioria, bem instrutivos e direto. 



No decorrer do registro da minha própria jornada eu vou deixando mais reviews sobre outros conteúdos que venho consumindo, ou mesmo comentários sobre algum vídeo ou livro específico e dando minha percepção sobre o que tenho aprendido e como isso tem mudado minha vida. 

Let’s GO!!!

Postar um comentário

0 Comentários