Pular para o conteúdo principal

Renato Russo - O Filho da Revolução

Renato Russo - O Filho da Revolução
Iniciei o ano com uma leitura regida de história e contexto, em tons suaves, ou nem tanto, que me deu outra visão sobre a música brasileira, principalmente sobre as bandas de rock nacional, minhas prediletas. Não que eu não goste, ou tão pouco me emocione com a MPB, que além do rock, é o único estilo que consigo ouvir, mas pautado na história e com um gosto tão cru, mergulhar nessa leitura me fez enxergar sentidos que até então não conhecia.

A Legião é a banda da minha adolescência, juntamente com Capital (coincidência?) e talvez por isso eu senti tanta expressividade no livro. Quando conheci Renato Russo, eu tinha meus nove anos, mas me lembro com clareza do fatídico 11 de outubro de 1996 e parte de minha história foi escrita regida ao som do poeta. 

Confesso que lendo essas páginas eu perdi um pouco o sentido de representatividade. No fundo, Renato era o boysinho da cidade e não o João de Santo Cristo. Nascido em família de classe média, seus conceitos foram baseados em experiências alheias. Morou nos Estados Unidos, estudou inglês a vida toda e a vida toda em colégio particular, entende, não me vejo mais ali. 

Por outro lado, mesmo com todo privilégio, Renato viveu durante a ditadura, lado a lado com generais, na cidade piloto. Não consigo descrever tal experiência, já que a ditadura me causa um misto de medo e de um sentimento sombrio que não ouso decifrar. É estranho que as músicas que sempre cantei livremente, aos berros, acompanhando o som pelos fones do diskman, um dia foram barradas no crivo da política nacional. Parece utopia, mas muitas letras foram censuradas e só liberadas depois de 1988. 

Muita gente conhece a história da Legião, como nasceu depois da ruptura do Aborto Elétrico, como se tornou o fenômeno, muitas polêmicas envolvidas. Embora o livro também trata esse lado, me chama mais a atenção para a essência. O autor abordou cada fase de uma forma leve e descontraída fazendo com que conheçamos um pouco mais sobre a forma como a Legião atuava e como chagavam as músicas para nós. 

Mesmo perdendo a representatividade com Renato, ele não deixou de ser um poeta para mim. Cada música, cada acorde me envolve de uma maneira diferente. Talvez, como eu disse, por ser a trilha de toda uma época em minha vida, um período que eu amo colocar os discos, fechar os olhos e voltar pra lá. 

O relato da fase doente e a morte de Renato foi abordado de maneira, digamos, rápida. Nessa parte eu esperava mais. Mesmo assim, manteiga derretida que sou, me emocionei lendo os depoimentos e o pós morte. Me emociono sempre que ouço o disco A Tempestade, acho que porque quase posso sentir a dor e o sofrimento dos dias em que o álbum foi produzido e isso fica evidente na leitura. 

Minha visão sobre Renato Russo, sobre a Legião e até sobre Capital Inicial mudou bastante depois dessa leitura. Muito bem documentada, pautada em muitos fatos e quase nenhuma opinião, a biografia consegue dar uma visão clara sobre o ambiente e a construção das personas. Uma das poucas que li sem me sentir influenciada. Terminei a leitura ao som de Equilíbrio Distante, com a evidência de uma das mais lindas vozes do nosso país e com uma sensação de ter me conectado um pouco mais com meu próprio passado, conhecendo caminhos novos e com a sensação de "quero um pouco mais" dessa vibe. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le