Pular para o conteúdo principal

Ainda dá tempo de salvar suas promessas de ano novo

Ainda dá tempo de salvar suas promessas de fim de ano
Não é incomum traçarmos inúmeras metas na virada de ano e criarmos várias expectativas sobre nossas resoluções de ano novo. Com a mudança do ano renovam-se nossas forças, nossas emoções e ideais e sentimos o desejo de realizar algo diferente em nossas vidas. 

Seja em âmbito pessoal, profissional ou acadêmico sempre iniciamos o ano um objetivo a cumprir, mas com o passar dos dias, a motivação e empolgação de recomeçar dá lugar a um hábito de postergar e/ou abandonar aquilo que planejamos. Quem nunca prometeu perder todos aqueles quilinhos que vem se acumulando ano após ano? Ou afirmou que iria aprender um novo idioma, ou concluir um novo curso, engajar em um projeto super inovador, ler 1 livro por mês ou colocar todas as séries do Netiflix em dia (essa é realmente uma meta muito ousada)? Todos nós temos planos que são frustrados pela falta de comprometimento e desmotivação que acabam anulando nossa capacidade de alcançar a linha de chegada de nossas metas e isso não ocorre porque somos fracos ou irresolutos, mas porque, automaticamente, perdemos o interesse em tudo que não conseguimos ver progredindo e nos trazendo os resultados esperados. 

Mesmo que tenhamos abandonado algumas de suas metas deste ano, podemos dar uma volta por cima e recomeçar agora, aproveitar os nove meses que ainda nos restam para fazer deste o melhor ano de nossas vidas. Não espere! Não espere chegar segunda feira, não espere virar o mês. Não pense que em agosto você recomeçará. Não dê o ano como perdido. Cada dia que deixamos de correr atrás de nossos sonhos é um dia que não poderemos aproveitar nossas conquistas. 

Eu poderia listar um monte de passos para lhe ensinar a se manter focado e persistente. Mas você já sabe tudo isso e, por isso vou reunir todos eles em três passos simples: 

Planeje suas metas, tarefas e alinhe os resultados com cada uma delas: Planejamento é essencial para se manter focado em qualquer tarefa. Para que você faça alguma coisa, é preciso saber o que você irá fazer, como irá fazer e quando irá fazer. Criar uma lista bem definida de suas metas e objetivos de forma organizada, com prazo para realização e descrição dos resultados esperados o ajudará a definir suas prioridades e lhe dará visão do que é preciso fazer para se manter em movimento. 

Crie lembretes registre seu progresso a cada cumprimento de sua tarefa: Pequenas recompensas pessoais nos ajudam a nos auto-motivar para continuar progredindo. Dar um “ok” em cada item cumprido. Ver um “X” em cada dia do calendário decorrido nos dá uma visão de continuidade e uma sensação de confiança com nossas realizações. Estabelecer pequenos lembretes marcar os dias que se propôs a fazer algo para completar sua meta com pequenas observações sobre cada realização lhe permite metrificar o quanto você está engajado na sua conquista. 

Respeite seus limites: Um dos maiores erros que cometemos ao traçar nossas metas é querer “recuperar” todo o tempo perdido de uma só vez. Assim, criamos tarefas que preenchem nossas agendas por completo, eliminamos o tempo de descanso, de “não fazer nada” ou queremos aproveitar cada segundo que temos e preenchê-lo de alguma forma. Não! Precisamos manter o foco em pequenas áreas de nossa vida de cada vez, não dá pra fazer tudo. Mesclar objetivos de estudo com objetivos de lazer, por exemplo, é uma boa estratégia. Quando não nos damos tempo, sentimos-nos sufocados pelo senso de urgência e abandonamos nossas metas no meio do caminho. É essencial que se conheça, que respeite seus limites e que tenha objetivos claros e bem definidos, um após o outro, para não criar um fardo maior do que possa suportar. 

Apenas esses três passos são necessários para que suas promessas de ano novo deixe de ser apenas promessas vazias e passe a ser metas cumpridas e, para que você tenha visibilidade de suas realizações, você pode contar com um aplicativo em seu celular que permite registrar, interagir e visualizar seu progresso diariamente. Comece a mudança tomando as rédeas dos seus sonhos e viva na busca incessante daquilo que desejas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le