Documentário e livro podem tornar shows com orcas proibidos na Califórnia

Por: Carol Turck

Black Fish

O recém-lançado documentário "Blackfish" e o também recente livro "Death at SeaWorld" (Morte no SeaWorld), escrito por David Kirby, trouxeram novamente à discussão o assunto da criação de baleias orcas em cativeiro para entretenimento humano em parques como o SeaWorld e outros do mesmo tipo espalhados pelo mundo.

Tanto o documentário quanto o livro tratam sobre a morte da adestradora Dawn Brancheau, que, em 2010, foi arrastada para baixo d'água pela baleia chamada Tilikum no parque aquático SeaWorld, em Orlando, Flórida. A mesma baleia já havia sido envolvida em duas outras mortes e o documentário e o livro afirmam que este comportamento é por conta de danos psicológicos causados ao animal devido à vida em cativeiro.

Documentário e livro podem tornar shows com orcas proibidos na Califórnia

O SeaWorld defende-se dizendo que a morte foi acidental e que as baleias que vivem no parque possuem uma excelente qualidade de vida e recebem todos os cuidados necessários, inclusive atendimento veterinário exemplar e até mesmo tratamento psicológico.

No entanto, aqueles que são contrários aos cativeiros das orcas afirmam que esses animais são alguns dos mais carismáticos, sociáveis e inteligentes do mundo. Eles possuem sólidos laços familiares, estratégias de caça colaborativas, beleza e força impressionantes, uma incrível pré-disposição a cooperar com humanos e alguns cientistas defendem até que os grupos de orcas possuem culturas diferentes e que sua complexa e inteligente comunicação vocal produz composições sonoras bem parecidas com o que nós humanos classificamos como música. Por todos esses motivos, os ativistas propõem que orcas como as do parque SeaWorld, que não podem ser soltas diretamente na natureza por não estarem adaptadas a esse tipo de vida, sejam ao menos mantidas em ambientes mais naturais e amplos, como em espécies de currais feitos dentro do próprio mar, ao invés de mantê-las em tanques fechados.

Documentário e livro podem tornar shows com orcas proibidos na Califórnia
Apesar da relutância dos parques que possuem shows com baleias, já existe um projeto de lei chamado "Orca Welfare Safety Act", que, se for aprovado, irá tornar ilegal "conservar preso ou usar um animal selvagem e mesmo uma orca nascida em cativeiro para atuar em performances com propósito de entretenimento", além de proibir a inseminação artificial de orcas na Califórnia e o transporte de sêmen desses animais para outros Estados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais