Carnaval (Não Faz Minha Cabeça)

Carnaval (Não Faz Minha Cabeça)
Ao contrário do que muitos pensam (e dizem) o carnaval não é uma festa brasileira. A festa se originou na Grécia, por volta dos anos 600 a.C como uma forma de cultuar os deuses do solo e da produção. Posteriormente a igreja católica adotou as festividades por serem regidas pelo calendário lunar cristão e que marcavam um período de "adeus a carne", em que a agricultura ficava sobressalente, enquanto deixavam os animais "descansarem", fazendo-se então uma grande comemoração com festejos populares de acordo com seus costumes, para indicar tal transposição. Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa , com exceção do Natal. A páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul) e a sexta-feira da paixão é a que antecede o domingo de páscoa, então a terça-feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

O carnaval moderno com desfiles e fantasias é produto da sociedade vitoriana no século dezenove sendo que Paris foi uma das principais inspiradoras para esse modelo de comemoração. Somente em meados do século vinte que o Rio de Janeiro criou e exportou para o mundo o modelo atual regido por desfiles de escolas de sambra em uma "competição". Hoje, o Rio está no Guines Books como o maior carnaval do mundo, mas, infelizmente, não foi isso que deu ao país o título de país do carnaval, já que tal "apelido" surgiu anos depois com a ideia de turismo sexual presente e crescente no país, principalmente nas épocas de carnaval.

Cristãos católicos são os que mais agregam a festa por se tratar de algo divulgado em sua religião, o que não se divulgam é o culto à deuses pagãos como a deusa Momo, que representa nada menos que "Reclamona". O interessante é que transformaram a deusa (da mitologia grega) em um "rei" no período das festas, provavelmente na Espanha (a história não é muito certa quanto a isso) para caracterizar os sete pecados capitais. 

Hoje, podemos observar que os sete pecados representados pelo "rei do carnaval" não apenas é permitido durante a festa, como também difundido. As pessoas se permitem à um período de libertinagem e propiciação de pecados para no quinto dia se arrepender. Cada vez mais o capitalismo e as insanidades humanas criam um ambiente de "liberdade" mascarada por desejos e atitudes infames, pouca punição e descontrole levando o sacrifício de suas próprias crenças pelo prazer de ser "mundano". 

Sempre abominei o culto a mais de um deus, cresci em um ambiente teísta e cuidadosamente me informando sobre o significado religioso por trás de cada prática, visando não sacrificar minha crença. Crer por crer, somente, é mais repugnante do que não crer em nada. Por outro lado, a festa se tornou um ritual de músicas podres, e não me refiro ao samba ou às marchinhas, e uma obrigação da presença de algo descaracterizado e exageradamente voltado para a sexualidade torando uma alienação e um movimento anti-cultural, propagando a libertinagem espiritual e física. Os outros problemas que surgem nessa época, como acidentes, overdoses, estupros, assassinatos, são só consequências da desconscientização em massa.

Comentários

  1. Nossa realmente é impressionante, a verdade por trás dessa festa tão péssima. Odeio carnaval, acho uma dissimulação em massa a quebra de regras morais e de valores. Estou seguindo seu blog, gostei muito do seu cantinho.
    Eu escolhi seu blog para participar do meu projeto 365 blogs em 365 dias. Caso queira participar é só você levar o banner lá no cantinho do meu blog e fazer uma referência de quem indicou o projeto. Volto para mostrar o link de indicação do seu blog para minhas leitoras.
    Beijinhos.
    Convido você a visitar meus dois blogs:
    Justo eu?
    Universo feminino, beleza – maquiagem- moda
    Livro com Cappuccino
    Universo literário, resenhas de livros-textos-autores

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcela! Realmente, compartilho do seu ponto de vista. O Carnaval, como é conduzido, leva o ser humano a alguns atos um tanto quanto degradantes. Fico triste em pensar que tantas pessoas, por algumas horas de libertinagem e prazer, podem arruinar o resto da suas vidas, com por exemplo a gravidez indesejada, dsts e acidentes... Acho ótimo ver que cada vez mais as pessoas se conscientizam do que é o carnaval.

    Escrevi um texto também com um ponto de vista semelhante, procurando soluções para um carnaval mais saudável. Obrigado por esse excelente post.
    Seria um prazer receber sua visita e ser lido por você:

    http://tocalar.blogspot.com.br/2014/02/o-que-pensar-do-carnaval.html

    ResponderExcluir
  3. Interessante. Opinião baseada em fatos e pesquisa séria.
    Mas tudo tem os 2 lados, correto?
    Vejo coisas boas e ruins no Carnaval... Fantasias inocentes e diversão de crianças e idosos, por exemplo, são pontos bons, mas tem gente que não sabe divertir ou até mesmo paquerar tranquilamente e acaba arranjando briga, confusão e atrapalhando uma festa que poderia ser boa...
    Quanto às questões "podres" por trás, de jogos de interesse, dinheiro, libertinagem, etc... bem, claro que são coisas muito ruins e tristes...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.Marcela,também não faz a minha.:O).Muito interessante o que publicastes sobre o carnaval. Muito informativo e esclarecedor.
    Tenhas um ótimo domingo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.Marcela também faz a minha:O).Parabéns pela publicação que postastes.
    Muito informativa e esclarecedora.
    Tenhas um ótimo domingo.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais