Em Chamas - Suzane Collins

Em Chamas - Suzane Collins
» Contem Spoilers 

Tudo estava indo perfeitamente bem depois que Katniss Everdeen e Peeta Melarck venceram, de forma inusitada a 74ª edição dos Jogos Vorazes...

Não! Não estava. 

Devido ao impasse que garantiu que os dois tributos do distrito doze fossem vitoriosos, o presidente de Panem, Snow, ficou irritado. Isso porque com o desafio de Katniss à capital, vários distritos se rebelaram e, por todos os lados, ocorria confrontos com os pacificadores. 

O idealizador dos jogos foi substituído por Plutarch, que tem a missão de idealizar e organizar o Massacre quaternário. Esse trata-se de uma edição especial dos jogos que ocorre a cada vinte e cinco anos para fortalecer a ideia de domínio dos distritos pela capital. 

Peeta e Katniss vivem agora na aldeia dos vencedores ao lado de Haymitch. Katniss não precisa mais caçar para sobreviver, mas ainda passa a maior parte do tempo na floresta ao lado de Gale, embora depois dos jogos e o envolvimento dela com Peeta ter afetado a relação dos dois, eles ainda são bons amigos. 

Como é de costume, os vencedores fazem uma turnê em todos os distritos e, poucos dias antes disso acontecer, Katniss recebe a inesperada visita do presidente Snow. Claro que não é uma visita amigável, mas sim com intuito de intimidar a garota e obrigá-la a continuar com o romance forjado entre ela e Peeta a fim de convencer a todos, inclusive ele, que o que houve na arena nos últimos jogos, não foi um ato de rebeldia, e sim uma atitude desesperada de amor. Durante a turnê Peeta e Katniss percebem que a situação está bem mais fora de controle do que imaginavam e é impossível de ser contornada. No distrito onze, por exemplo, eles veem um senhor ser morto por saudá-los com um gesto que indica respeito. 

Para tentar acalmar os distritos, Katniss e Peeta ficam noivos e anunciam que vão se casar em breve, inclusive, todos os preparativos do casamento são organizados pela capital, fazendo uma votação para a escolha do vestido de noiva de Katniss e criando em toda capital, com sua cultura bizarra, um clica de comemoração. No entanto, tal iniciativa não teve nenhum sucesso nos distritos deixando como única opção do presidente devolver Katniss à arena para que seja morta, sem causar mais alardes, por isso, na 75ª edição dos jogos, o Massacre Quaternário, os tributos foram tomados do rol de vencedores de cada distrito, para provar que "nem mesmo os mais fortes dentre eles têm poder contra a capital". Isso significa que há cem por cento de chances de Katniss voltar para a arena. 

Haymitch promete a Katniss que irá ajudá-la a manter Peeta vivo, mas também promete o mesmo à Peeta que se voluntaria para tomar seu lugar e assim proteger Katniss na arena. 

Começam os jogos, diferente de tudo o que já foi visto nos setenta e cinco anos de sua existência. Até mesmo a população da Capital clama pelo cancelamento destes, pois cada tributo vencedor tornou-se amigo deles. O clima é de revolta entre os tributos, entre os telespectadores e, principalmente, nos distritos. Logo, cada tributo percebe que a arena foi projetada para que os jogos acontecessem rapidamente, cheia de armadilhas que, caso eles próprios não se matassem, elas mesmo faria. Katniss percebe também que vários tributos, mesmo os que não se aliaram a eles no início, estão dispostos a sacrificarem-se por Peeta. 

A história termina com Haymitch, Plutchart, Finnick, o tributo do distrito quatro que se aliou a Katniss e Peeta, e Gale contando para Katniss o desfecho da revolução e o plano de destruir a Capital, após ela, com uma flecha eletrocutada por um raio, destruir a arena e terminar com os jogos. Eles estão a caminho do distrito treze que, supostamente, estava extinto. 


Suzane Collins criou um mundo extraordinário e, obvio, nos transportou para ele imediatamente. Basta ler a história para se encantar com ela e com os personagens. Claro que há alguns insuportáveis como a Effie (que me faz lembrar a Rita Skiter), mas até mesmo esses são fabulosos. 
A trama é bem enredada, cheia de mistérios e, fabulosamente, criada para nos dá uma imaginação plausível. Particularmente, ao lado de Harry Potter e Percy Jackson, essa série entrou logo para meu rol de favoritos. 

Só me resta dizer que estou ansiosa para ler “A Esperança” e saber como esses jovens irão vencer esses jogos.

Comentários

  1. Querida Marcela, eu assisti apenas um episódio de Jogos Vorazes e adorei. Eu não imaginava que possui tantos episódios assim. Vou querer assistir mais. Bela postagem sua ! Parabéns ! Aproveito para te desejar uma ótima semana ! Bjs !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais