Festival de Cinema do Rio de Janeiro

Mal terminou o rock in rio e a cidade mais bonita do Brasil já é palco de outro grande evento, desta vez, os amantes do cinema podem prestigiar o Festival do Rio 2013 que apresenta cerca de 380 filmes de diversos países, entre longas, documentários e curtas, divididos em categorias e espalhados por mais de 30 cinemas da cidade que disputam o troféu "Redentor". 

O festival começou nessa quinta feira (26) exibindo o filme Amazônia, um misto de ficção e documentário, dirigido pelo francês Thierry Robertque. O filme faz uma viagem pela Floresta Amazônica, narrado do ponto de vista de um macaco prego, sobrevivente de um acidente de avião. Sendo este um dos grandes indicados à receber o troféu, é uma super co produção entre Brasil e França e será exibido em outras sessões no decorrer do evento que termina em dez de outubro. 

Ao todo, serão 15 dias do festival que é considerado hoje como uma das mais importantes mostras cinematográficas da América Latina, acompanhado, ao longo dos anos, as tendências da produção mundial, como a crescente importância dos documentários, em relação à ficção.

Todos os anos um país é homenageado e, assim com na Bienal do Livro, o foco é a Alemanha, visando estreitar relações entre os países. 

Criado em 1999, através da junção entre a "Mostra Banco Nacional" e o "Rio Cine Festival" o Festival do Rio ganhou destaque entre os amantes de cinema por trazer sempre o que há de atual e permitir girar uma crítica fundamentalista em relação às exibições, elevando e dando a oportunidade de vários títulos, inclusive brasileiros, ganharem destaque. 

Toda programação do festival pode ser conferida aqui.

Comentários

  1. muito interessante o post, estou sempre aqui no seu blog acompanhando o seu trabalho, e tenho que lhe dizer que amei o seu blog.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. O rio é lindo.

    Gostou da história então? Estou preparando uma continuação.

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ir a esse festival de filmes, fiquei bastante curiosa com esse filme sobre a Amazônia sob a perspectiva de um macaco.
    Muito interessante seu texto, sempre aprendo algo novo! Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  4. Que pena que eu moro tão longe, queria tanto ir! Já perdi a Bienal do Livro e vou perder mais essa :[
    Como eu amo Joinville...
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais