Bienal do Livro

Está acontecendo, no Rio de Janeiro, um dos maiores eventos literários nacional. A Bienal do Livro. Com a proposta de promover interação entre editoras, escritores e leitores, a bienal vem, há 30 anos celebrando a leitura, a cultura e a diversão reunindo milhares de pessoas. O evento tem abrangência internacional, criando um clima de cooperativismo e descontração oferecendo a oportunidade para leitores aproximarem-se e conhecerem seus autores preferidos, ao passo que, os autores podem conhecer seu público. 

Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura. a Bienal homenageia a Alemanha, promovendo o intercâmbio cultural entre os dois países. Também há um espaço intitulado de "Goleada Literária" com intuito de discutir o futebol, já que, as editoras apostam no futebol devido a copa de 2014.

Para este ano são esperados cerca de 650 mil visitantes divididos entre os 55 mil metros quadrados e estandes perfeitamente montados, atraídos por gosto e culturas diferentes e levados a prestigiar esta festa de suma importância para a cidade. Para os consumidores de literatura, como eu, é um verdadeiro paraíso. As ofertas e os lançamentos chegam a dar "água na boca", sem mencionar a criatividade dos estandes que misturam cores e artes para atrair o leitor (e realmente o faz). Apesar de toda magnitude, o evento é puramente comercial e, como tal, tem aquelas partes "desnecessárias" como a quantidade de romances sobre vampiros, zumbis, sadomasoquismo, romances principescos auto ajuda barata...ultimamente o mercado literário está povoado deles e, desses, melhor nem passar perto. Mas o mais importante e que vale muito a pena prestigiar o evento, sempre é possível encontrar obras raras e emergentes que não se vê em qualquer canto.



Comentários

  1. Verdade quando você diz: "Tem aquelas partes "desnecessárias" como a quantidade de romances sobre vampiros, zumbis, sadomasoquismo, romances principescos auto ajuda barata." - adorei essa parte - sempre que eu vou em alguma feira de livro não saio de lá sem pelo menos uns 3 livros! :)

    ResponderExcluir
  2. Marcela, boa tarde.
    Coincidentemente fiz um comentário em meu blog sobre esta XVI bienal, em virtude de ter lido esta matéria no Jornal Correio da Bahia o qual circula em minha terra natal - Salvador.
    Fiquei surpreso pelo interesse do público por livros, independente da qualidade apresentada.
    Será que estamos lendo mais?
    Meu blog não tem uma linha definida, escrevo sobre vários temas, caso queira prestigiar e opinar, ficaria muito grato.
    http://cabecafrade.blogspot.com.br/
    Abraços.
    Tony Almeida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais