Pular para o conteúdo principal

Bienal do Livro

Está acontecendo, no Rio de Janeiro, um dos maiores eventos literários nacional. A Bienal do Livro. Com a proposta de promover interação entre editoras, escritores e leitores, a bienal vem, há 30 anos celebrando a leitura, a cultura e a diversão reunindo milhares de pessoas. O evento tem abrangência internacional, criando um clima de cooperativismo e descontração oferecendo a oportunidade para leitores aproximarem-se e conhecerem seus autores preferidos, ao passo que, os autores podem conhecer seu público. 

Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura. a Bienal homenageia a Alemanha, promovendo o intercâmbio cultural entre os dois países. Também há um espaço intitulado de "Goleada Literária" com intuito de discutir o futebol, já que, as editoras apostam no futebol devido a copa de 2014.

Para este ano são esperados cerca de 650 mil visitantes divididos entre os 55 mil metros quadrados e estandes perfeitamente montados, atraídos por gosto e culturas diferentes e levados a prestigiar esta festa de suma importância para a cidade. Para os consumidores de literatura, como eu, é um verdadeiro paraíso. As ofertas e os lançamentos chegam a dar "água na boca", sem mencionar a criatividade dos estandes que misturam cores e artes para atrair o leitor (e realmente o faz). Apesar de toda magnitude, o evento é puramente comercial e, como tal, tem aquelas partes "desnecessárias" como a quantidade de romances sobre vampiros, zumbis, sadomasoquismo, romances principescos auto ajuda barata...ultimamente o mercado literário está povoado deles e, desses, melhor nem passar perto. Mas o mais importante e que vale muito a pena prestigiar o evento, sempre é possível encontrar obras raras e emergentes que não se vê em qualquer canto.



Comentários

  1. Verdade quando você diz: "Tem aquelas partes "desnecessárias" como a quantidade de romances sobre vampiros, zumbis, sadomasoquismo, romances principescos auto ajuda barata." - adorei essa parte - sempre que eu vou em alguma feira de livro não saio de lá sem pelo menos uns 3 livros! :)

    ResponderExcluir
  2. Marcela, boa tarde.
    Coincidentemente fiz um comentário em meu blog sobre esta XVI bienal, em virtude de ter lido esta matéria no Jornal Correio da Bahia o qual circula em minha terra natal - Salvador.
    Fiquei surpreso pelo interesse do público por livros, independente da qualidade apresentada.
    Será que estamos lendo mais?
    Meu blog não tem uma linha definida, escrevo sobre vários temas, caso queira prestigiar e opinar, ficaria muito grato.
    http://cabecafrade.blogspot.com.br/
    Abraços.
    Tony Almeida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le