Ipês - cores e paisagens

O frio doentio do inverno começa a se desfazer, dando espaço há um agosto seco, poeirento e com uma paisagem quase nua. Isso porque as árvores se preparam para a primavera, com ajuda dos ventos, para renovarem suas folhas e florescerem. Mas há um destaque para o sombrio agosto: é a época dos ipês florirem. Se por um lado a paisagem fica com aspecto "morto", por outro, ganha um colorido sublime.

O nome "ipê" é originado do tupi "ipé - árvore cascuda" e sua madeira era usada pelos índios para criar os seus arcos. A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bela, de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.

A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de aguentar bastante a umidade. Desse modo, a sua madeira é utilizada em construções civis e navais (produção de quilhas), em edificação de pontes, na confecção de postes e dormentes, de tacos de assoalho, vigamentos, esteios, bengalas, entre tantos outros. O ipê também é plantado em parques e jardins, servindo para a arborização urbana.





As diversas variedades de ipê recebem os respectivos nomes de acordo com as cores de suas flores ou madeira. Vale ressaltar que, de uma maneira geral, as begoniáceas são distribuídas por 120 gêneros, com cerca de 800 espécies.

A casca, a entrecasca e a folha do ipê possuem propriedades medicinais, sendo utilizadas no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e certas doenças dos olhos. Elas são consideradas também como antidiarréicas, anti inflamatórias, anti infecciosas, anti tumorais, febrífugos e cicatrizantes.





Nem todos sabem que, dentre o grande universo de plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira. No dia 7 de dezembro de 1978, porém, a lei nº 6507 veio declarar que o pau-brasil (caesalpinia echinata) seria a Árvore Nacional e, a flor do ipê, a flor do símbolo nacional. Ela estabeleceu também, além disso, que o dia 3 de maio seria, dali por diante, o Dia do Pau-Brasil.






Comentários

  1. Marcela Meli fez minha cabeça - rsss;
    Que fotos bonitas.
    É só a primavera se aproximar que tudo fica mais bonito.
    Entretanto, aqui ainda está gelado e úmido.

    ResponderExcluir
  2. os ipês são realmente lindos né...
    queria fazer uma plantação deles na minha casa kkk
    devo fazer ainda...

    obrigada pela visitinha.

    ResponderExcluir
  3. na minha cidade tem tuneis de ipes, sao o destaque quando florecem...ta chegando a hr de pentear o cabelo e tirar a maquina fotografica da gaveta rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa. Túneis de ipês devem ficar magníficos quando florescem...
      é uma boa época para tirar belas fotografias mesmo...

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Prezada Marcela Melo você foi muito feliz nesta postagem. Este post é lindo e muito significativo no sentido que nos esclarece e nos encanta com uma árvore tão bela e que embeleza nossa terra neste período de término do inverno. Gostei muito do post e ele inspirou-me a escrever alguma coisa que postarei futuramente em meu blog. Parabéns e felicidades.
    Robert Thomaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Robert e seja sempre bem vindo aqui em meu cantinho.

      Excluir
  5. Bom dia Marcela muito linda sua postagem e claro temos que admirar a natureza que é criada pelo nosso Criador Jesus temos que dar muito valor e sermos gratos por tudo adorei sua postaem espero suas visitas em um dos meus blogs vc é sempre bem vinda

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com


    grato

    junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Junior.
      agradeço pela visita e volte sempre.

      Abraços

      Excluir
  6. oi adorei seu blog já estou seguindo se puder retribuir ficarei feliz ..
    http://wwwjuniamariseblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estes Ipês dão um colorido muito bonito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais