Uma Arte nas Ruas - Grafite

Grafite
Em muitos lugares, principalmente nas grandes metrópoles, as cidades tem se tornado telas dos pichadores, trazendo certo desconforto pela sujeira que causam ou pelas expressões revoltadas e injustificadas. Por todos os lados vemos símbolos e frases que representam um grupinho mimado que acabam por vandalizar as ruas. 

Em contraste com esses "pivetes" há os famosos artistas de rua. Ao contrário daqueles, esses expressam de forma ordenada, uma arte magnifica, dando cores e formas aos locais públicos e levando a cultura pelos caminhos onde passam. Claro que para um artista grafitar é preciso ter autorização, tanto da prefeitura local, quanto do dono do muro (seja o caso), mas convenhamos que a magnitude que exala dessa arte é empolgante. 

Normalmente o grafite é feito com tintas spray, misturando várias cores e dando as mais diversas formas à imaginação do artista. Em 1968, na ocorrência do movimento contracultural, em Paris, a prática ganhou destaque generalizando se pelo mundo em diversos contextos e estilos. Essa arte também foi usada como forma de manifestações em diversos movimentos políticos ligando, mesmo que indiretamente, as causas dos grafiteiros às discrepâncias governamentais. 

A cultura cresceu tanto que hoje é mostrada em diversos museus e consagram vários artistas pelo mundo. Jean-Michel Basquiat é conhecido como o primeiro grafiteiro, nascido em Nova York, consagrou o movimento neo-expressionista criando inúmeros contundentes telas pelo mundo afora, expressando, sobretudo, a confusão que via. Começou a grafitar nos prédios abandonados de Manhattan e, mais tarde, ganhou destaque criando quadros.

Jean-Michel Basquiat

Jean-Michel Basquiat

Atualmente a dupla de irmãos, conhecida como "os gêmeos" lideram o posto de melhores grafiteiros do mundo. Gêmeos idênticos, nascidos em São Paulo, os irmãos formaram-se em desenho de comunicação e desde 1987 ajudam a definir o estilo grafiteiro do Brasil. Suas pinturas estão espalhadas pelas ruas de diversos países levando as cores e os encantos de suas exposições à todos os cantos.

Os Gêmeos - Grafite

Os Gêmeos - Grafite

Os Gêmeos - Grafite

Os Gêmeos - Grafite

Comentários

  1. Na minha humilde opinião, toda forma de manifestação criativa pode ser chamada de Arte. Eu já tenho esse discernimento sobre Grafite e Pichação. Quando fui a São paulo eu percebi que a cidade é muito pichada, dou o maior apoio aos grafiteiros :)
    Ainda mais se o desenho faz as pessoas refletirem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais