Top 10 - Filmes de Drama

Poucos são os que não se emocionam ao assistir um filme de drama. Alguns são tão cativantes que ficam registrados em nossa mente para sempre. Particularmente, esse gênero me atraí muito porque, em suma, a história é sempre vivida em um contexto mais próximo à realidade, claro que, com uma dose de ficção exacerbada e um roteiro escolhido e estudado para causar as sensações de emoção mais íntimas nas pessoas. Geralmente, esses filmes são adaptados de algum livro dando formas às narrativas. Particularmente, eu sempre prefiro os livros, mas as produções cinematográficas também chamam muito a atenção de alguma forma.

Dos filmes, pertencentes ao gênero, que já assisti, escolhi os dez mais impactantes, na minha opinião, apesar de deixar outros títulos de peso fora da escolha, estou certa que quase todas as pessoas se emocionaram (ou emocionarão) ao assistir quaisquer um destes: 

01 - Os Miseráveis: dezembro/2012 - dirigido por Tom Hooper e estrelado por um elenco de altíssima categoria. O Filme é baseado no romance de mesmo nome de Victor Hugo (1982) e no musical de Alain Boublil. A história acontece em meio a Revolução Francesa entre duas grandes batalhas por volta do ano de 1832. De um lado Jean Valjean rouba para alimentar a irmã mais nova, sendo preso e, mesmo depois de cumprir pena, continua perseguido pelo inspetor Javert. De outro, Fantine passa dificuldades com sua filha o que a leva até à prostituição para cuidar da menina. O filme foi indicado em diversas categorias ao Oscar 2013, inclusive de melhor filme.

02 - O Caçador de Pipas: julho/2007 - dirigido por Mac Fooster e baseado no romance de Khaled Hosseini, o filme narra a história de uma amizade devotada e rompida ainda na adolescência em que Amir passa a vida atormentado pela culpa de ter traído seu melhor amigo. O cenário possui os traços de uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia do Afeganistão em Julho de 1973, com deposição do rei Zahir Shah, golpe de estado comunista, em abril de 1978, invasão soviética, em Dezembro de 1979, a consequente massa de emigrantes refugiados para o Paquistão e para os EUA e a implantação do regime Militar pelos Talibã. Anos mais tarde Amir volta ao seu país com a coragem para se redimir com seu amigo.

03 - Império do Sol: 1987 - dirigido por Steven Spielberg e baseado no romance semi-autobiográfico de J. G. Ballard. O enredo trás a história de um garoto de onze anos que se separa do pai e vai parar em um campo de concentração durante a ocupação japonesa da China, na Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, o menino precisa se manter vivo envolvendo-se com o mercado negro de alimentos e objetos. A historia retrata ainda o ataque a Hiroshima e Nagasaki. O filme foi indicado à vários Oscar de 1988.

04 - Marley e Eu: dezembro/2008 - dirigido por David Frankel e estrelado por Owen Wilson, Jennifer Aniston. O filme é baseado no romance de John Grogan que, por sua vez tem por base uma história real. Ao se casarem, John e Jennifer resolvem adotar um cãozinho enquanto se decidiam por se tornarem pais. O cão desde filhote se mostra incorrigível, mas ganha os corações dos donos e, mais tarde, das crianças vivendo longos e bagunçados treze anos. Assistir o filme antes de ler a história e, como ocorre na maioria das vezes, o livro trás uma série de detalhes que deixam a trama mais cativante. Mesmo assim, o filme é simplesmente lindo.

05 - Sociedade dos Poetas Mortos: 1989 - dirigido por Peter Weir o filme conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência. Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. O interessante é que no decorrer do filme há várias citações de grandes nomes da literatura de língua inglesa, como Henry David Thoreau, Walt Whitman e Byron, e de belas imagens metafóricas, Sociedade dos poetas mortos deixa uma profunda mensagem de vida sintetizada na expressão latina Carpe diem ("aproveite o dia"). O roteiro foi inspirado em "O Despertar da Primavera" de Frank Wedekind.

06 - A Lista de Schindler: dezembro/1993 - dirigido por Steven Spielberg e baseado no romance de Thomas Keneally, o filme narra a história de como um comerciante alemão salva mais de mil judeus, durante o holocausto, empregando-os como escravos em sua fábrica. A história ocorre no ano de 1939, durante a recolocação dos judeus poloneses para o Gueto da Cracóvia. O filme é exibido em preto e branco, com algumas nuances em cores, o que garantiu uma fotografia perfeita do mesmo, vencendo sete Oscar em 1994.

07 - Sempre ao Seu Lado: dezembro/2009 - dirigido por Lasse Hallström e um remake do filme original, japonês, de 1987, tem sua história baseada em fatos reais, narrando a fidelidade e os laços de amizade entre um cão, Hachiko, da raça Akita e seu dono. O enredo narra desde o encontro, por acaso, na estação de trem americana, até a morte do cachorro, que esperou anos por seu dono, em frente a estação. A história é comovente e retrata a lealdade do cão.

08 - A Escolha de Sofia: 1982 - dirigido por Alan J. Pakula e baseado no romance de Willian Styron, o filme trata do dilema de "Sofia", uma mãe polonesa, filha de pai anti-semita, presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra e que é forçada por um soldado nazista a escolher um de seus dois filhos para ser morto. Se ela se recusasse a escolher um, ambos seriam mortos. Essa história dramática é contada em 1947 ao jovem "Stingo", um aspirante a escritor e que vai morar no Brooklyn, na casa de "Yetta Zimmerman", onde ele acaba tendo Sofia como sua vizinha.

09 - A Procura da Felicidade: agosto/2006 - dirigido por Gabriele Muccino e baseado em uma história real, a trama é sobre um pai de família que enfrenta muitas dificuldades financeiras, vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar por serem muito caros. Gardner torna-se obstinado na luta pela sobrevivência e sustento de sua família. Ele consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste, pois acredita que poderá ser futuramente contratado. A mulher o abandona e ele é obrigado a tomar conta sozinho do filho de apenas cinco anos de idade. Em meio a todos os problemas, eles são despejados do apartamento onde vivem por falta de pagamento, e têm de dormir em estações de metrô, banheiros públicos e albergues. Mesmo assim, ainda acredita que dias melhores virão.

10 - Um Estranho no Ninho: 1975 - dirigido por Milos Forman e uma adaptação de um romance de Ken Kesey conta a história de um malandro que após ser preso, se finge de louco para ir para um hospital psiquiátrico e assim esquivar-se a uma porção de trabalhos forçados na prisão. Lá ele começa a influenciar os outros internos, e começa a sofrer oposição da cruel e sádica enfermeira Mildred Ratched. Com forte poder persuasivo, McMurphy instaura uma reviravolta na clínica, não sabendo ele o que isto lhe pode custar.

Eu tenho uma queda por filmes que retratam a guerra e o holocausto, talvez por ser um dos episódios mais tristes da história, mas procurei mesclar as escolhas com outros temas, criando uma lista menos específica.

Comentários

  1. Ah, você esqueceu de Cisne Negro (2011), com Natalie Portman, que é muito bom também. Merecia estar na lista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais