Os Cavaleiros do Zodíaco - Cavaleiros de Bronze

Dizem que sempre consideramos nossos gostos como os mais refinados que existem, e quem não gosta de anime que atire a primeira pedra. Desde minha infância eu aprendi a gostar desse tipo de entretenimento  Teoricamente, anime é qualquer animação produzida no Japão. Ao contrário do que muitos pensam, o anime não é um gênero, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.).

Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs.

Nesse contexto, abro um espaço para falar dos Cavaleiros do Zodíaco. A maioria das pessoas da minha geração acompanharam essa série que, na época, era transmitida na TV aberta pela Band. a série foi escrita e ilustrada por Masami Kurumada entre 1986 a 1991 e adaptada em seguida para televisão. Tanto o mangá original quanto sua adaptação em anime fizeram muito sucesso no Japão e em diversos países da Europa e América Latina. Quatro filmes da série foram exibidos em cinemas japoneses antes do anime ser cancelado em 1989, deixando uma das sagas do mangá sem adaptação. Porém, em 2002, a Toei Animation continuou o anime com três séries OVA (a última teve fim em 2008) e um quinto filme foi exibido em 2004.

A história mostra cinco guerreiros místicos chamados de "Cavaleiros" que lutam vestindo "Armaduras Sagradas" baseadas nas diversas constelações que protegem cada um dos guerreiros. Os Cavaleiros têm como missão defender a reencarnação da deusa grega Atena em sua batalha contra outros deuses do Olimpo que pretendem dominar a Terra.

Os personagens principais dessa magnífica obra são:

  • Saori Kido: Jovem grega adotada pelo milionário Mitsumasa Kido e criada como sua neta. Saori é a reencarnação da deusa Atena no século XX, que sempre retorna à Terra quando a humanidade se encontra ameaçada pelo mal. Inicialmente ignorante de suas origens, Saori começa a planejar seu retorno ao Santuário após descobrir seu passado divino e conta com o apoio dos cinco Cavaleiros de Bronze.

  • Seiya de Pégaso: Cavaleiro de Bronze da constelação de Pégaso e protagonista da série. Órfão, foi separado de sua irmã Seika e forçado a se tornar um Cavaleiro. Após conseguir cumprir tal missão motivado pela vontade de rever sua irmã, Seiya depois descobre seu destino com um dos soldados de Atena, protegendo-a por milênios e renascendo cada vez que a deusa reencarna, para apoiá-la na batalha final contra o mal que consume a Terra. Guerreiro de imenso poder, Seiya alcança a vitória em batalhas impossíveis e consegue derrotar até mesmo os deuses Poseidon e Hades, que o deixa preso a uma cadeira de rodas e em coma, estado que Atena pretende reverter.

  • Shiryu de Dragão: É, entre os cinco Cavaleiros que acompanham Atena, o mais maduro e sábio. Shiryu treinou no Monte Lu na China para obter a Armadura de Bronze da constelação de Dragão e seu mentor foi o Cavaleiro de Ouro de Libra, Dohko. Sua Armadura é conhecida por possuir surpreendentes propriedades ofensivas e defensivas, nas respectivas formas de punho e escudo.

  • Hyoga de Cisne: É um dos personagens principais do mangá de Kurumada. Ele é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Cisne e nasceu na Sibéria, que durante o lançamento do mangá, ainda pertencia à União Soviética. Sua mastria sob o Cosmo lhe permite criar gelo e neve em temperaturas de zero absoluto. Hyoga frequentemente é visto com uma cruz e um rosário da Cruz do Norte, um outro nome para sua constelação protetora.

  • Shun de Andrômeda: É o cavaleiro de bronze da constelação de Andrômeda e sua Armadura possui correntes, utilizadas tanto para o ataque quanto para a defesa. Misericordioso e gentil por natureza, Shun prefere resolver conflitos sem derramar sangue, separando suas atitudes das que os outros Cavaleiros normalmente tomam: enquanto não hesitam em lutar, Shun só se envolve em combate se realmente for necessário ou se sua quase infinita paciência se esgota. Foi revelado que Shun é o receptáculo de Hades, mas é salvo pelo sangue de Atena em seu sacrifício.

  • Ikki de Fênix: É o completo oposto de seu irmão Shun: solitário, frio e agressivo. Treinado na Ilha da Rainha da Morte, o então aspirante Cavaleiro da Constelação de Fênix é ensinado a cultivar o ódio e chega até mesmo a desejar matar Saori, Tatsumi, Seiya, Shiryu, Hyoga e seu irmão, culpando-os pelo destino que teve. Ikki é um antagonista no início da série, mas logo se regenera e passa a proteger Atena, Seiya, Shiryu, Hyoga e seu irmão dos perigos que o grupo enfrenta com suas habilidades ilusórias.


Além desses, ainda há outros cavaleiros que compõe as sagas, cada um identificado por sua constelação e com sua armadura sagrada.

Depois da história original, surgiram no Japão várias adaptações independentes baseados na história de Seya, mas, convenhamos, nenhuma se igualou à criação original, que marcou minha infância/ adolescência e, creio eu, que de muitos outros. Confesso que sou fã de carteirinha, gravei todos os episódios da série como um dos "meus tesouros".

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir, além de ter no You Tube todos os episódios, no site Only Animes, um dos mais completos da categoria, é possível baixar a série com ótima qualidade. 


Algumas informações foram tiradas do site da Wikipédia.

Comentários

  1. Dou uma dica continue o post falando dos cavaleiros de ouro pois esse ficou muito bom, parabéns eu adorei.

    ResponderExcluir
  2. Fala sério, Cavaleiros do Zodiaco é muito bom!!

    ResponderExcluir
  3. Amei o posttt *-*.

    Você pode me visitar?
    http://expectativasreais.blogspot.com.br/2013/03/tag-11-fatos-perguntinhas-blog.html#comment-form

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, no início achei tanto o clássico como o omega ruim, porem a parti do tempo amei de verdade esses dois sem falar o grande motivador de eu rever o clássico que foi Lost Canvs pena que terminou e não teve continuação.

    ResponderExcluir
  5. Eu também assisti esse anime insanamente, tenho até hoje os posteres que vendiam na época rs

    Confesso que não tenho mais a mesma paixão de antigamente, mas tenho as boas lembranças e isso é o que fica ^^

    Grande post Marcela :)

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de animes, tem o avatar que eu acompanhei a serie, vou ver alguns episódios desse!
    obrigada pela visita! seguindo!
    http://maristelasaldanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sempre curti CDZ, mesmo odiando o Seiya, rs...

    ResponderExcluir
  8. nostalgia *-* adoravaa! comprei ate alguns mangás =p

    http://kelecatura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse Desenho era muito bom, meu primo tinha um cd da musicas desse desenho que era muito show que eu queria de qualquer jeito. Esse desenho mesmo não sendo da minha época, mas era a minha musica favorita. Adorei Marcela.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito legal seu Blog... Adoro animes também... Comecei a me aprofundar no ano passado e já estou correndo atrás de todas as feiras de animes possíveis... rsrsr bj

    ResponderExcluir
  11. Eu já te vi alguns epsodios, mas não faz muito a minha cabeça não, sabe um desenho que eu amava..srsrs caverna do dragão!! srrs abç

    ResponderExcluir
  12. Da época eu não posso dizer pois conheci bem depois da Rede Manchete. Mas, Cavaleiros do Zodiaco foi o primeiro anime que eu vi e eu até lembro que eu alugava VHS nas locadoras. E assim como vc comprava quebra-cabeças, super-trunfos (que era moda quando era pequena) e bonequinhos ^^. Era uma epoca muito boa, até sinto saudade quando escuto a música da 1°abertura que acho q era da Manchete.

    seguindo

    http://blogdoditamakarov.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcela!

    Muito obrigada por seguir meu blog e pelo coment, que fiquei muito lisonjeada por ele!
    Curtindo a fan page do "Mais do Mesmo". Se puder curta a fan page do O Diário Thompson.

    Os primeiros que assisti foram Digimon, Pokermon e Dragon Ball. Gosto muito do Dragon Ball, Tokyo Mew Mew...Mas os meus favoritos são Yo-Gi-Oh e Excel Saga! Tenho os mangás da Excel Saga bem guardados!


    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  14. Cavaleiros dos Zodíacos sempre foi uma das minhas animações prediletas, nunca gostei de Dragon Ball Z ou GT, sempre achei que era um desenho desmiolado e simplesmente ridículo diferente dos Cavaleiros que tinha um forte apelo emocional e dramático. Quando criança cheguei a ter o bonequinho de Hyoga, daqueles que se colocava a armadura, por sinal meu personagem preferido.

    UM grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais