Pular para o conteúdo principal

Saturno - Capital Inicial

Capital Inicial nos presenteia com mais um álbum. Como acontece sempre, há algumas músicas que eu relativamente criticarei por seu ritmo e estrutura, no entanto "Saturno" é um disco cheio de vertentes e com músicas que destacam o romantismo e e questionamentos políticos, com faixas inéditas pra trazer de volta a energia dos velhos tempos. 


“Esse disco é um pouco mais pesado, com tons mais escuros”, explica o baterista Fê Lemos. Para ele, assim como no disco de estreia, de 1986, a política brasileira foi um bom combustível para as composições, daí esse clima meio soturno. “Esse momento é de certa desilusão do que pareciam ser mudanças no País. O sonho de igualdade, a gente vai se aproximando e ele vai se afastando. O disco não traz soluções. Ele aponta um vazio, uma falta esperança”, complementa em meio a uma série de opiniões políticas que, segundo o músico, representam o consenso da banda.

O resultado desse vazio político sentido pelo Capital é um disco nervoso, urgente, forjado basicamente com baixo, bateria e guitarra. Apesar de ter sido apresentado às rádios pela balada “O lado escuro da lua”, sete das 11 faixas de Saturno são feitas a base de pancadaria e riffs. Nesse ponto, palmas para “Saquear Brasília”, uma das nove parcerias de Dinho Ouro Preto com Alvin L, espécie de irmão gêmea de “Veraneio vascaína”. Ainda no quesito referência, “Água e vinho” remete a “Fátima”, uma daquelas do espólio do Aborto Elétrico que ficou o Capital Inicial.

O nome Saturno, segundo Fê Lemos, foi escolhido também pensando nesse clima pesado do disco. “Ele era um deus severo”, explica. Coincidência ou não, ele acrescenta que depois de ter o trabalho batizado, descobriu que o planeta Saturno leva 29 anos para dar uma volta ao redor do sol, exatamente a idade da banda. Segundo o release, além dessas, outras simbologias se espalham pelo disco, como a já citada “O lado escuro da lua”, que remete ao clássico do Pink Floyd, The dark side of the moon. Já o rock que abre o disco, “O bem, o mal e o indiferente”, traz referências aos livros O bom, o mau e o feio, de Sergio Leone, e Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez.

De fato, boa parte dessas referências passam despercebidas e só devem chamar atenção naqueles que ficam buscando mensagens secretas até onde elas não existem. Ainda mais por que, como em boa parte da produção roqueira nacional, as letras nunca foram o forte do Capital Inicial. Ainda assim, eles não se negam o direto de buscar imagens fortes para suas letras (“Nas paredes brancas do quarto sobrou poeira suja em torno dos quadros”, contam em “Poucas horas”). De fato, quanto mais sujos e punks eles soam, melhor fica (mais um ponto para “Saquear Brasília”). Ainda assim, é digno ver que estes senhores, todos com mais de 40 anos, continuam dispostos a encarar o rock com crueza e dignidade. E, melhor, no lugar de olhar para olhar para o passado, permanecem firmes na luta, pensando no futuro.
Algumas informações foram tiradas de: Jornal O Povo


Ouça O Lado Escuro da Lua

Comentários

  1. Tem meme para você lá no blog!
    http://louquinhaporlivro.blogspot.com.br/2013/01/meme-literario.html

    ResponderExcluir
  2. Eles são incriveis mesmo!
    E eu já falei pessoalmente com todos eles xD
    Quando eles estavam no aeroporto eu vi eles.

    Capital Inicial eterno

    ResponderExcluir
  3. Amo Amo os om do capital inicial. Acho uma banda muito foda..

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cafajeste Sedentáriosexta-feira, 01 fevereiro, 2013

    Adoro capital,muito bom esse albúm. Poucas horas e saquear brasilia são ótimas

    ResponderExcluir
  5. Tinha comentado aqui,n sei pq não apareceu meu comentário. Mas como dito anteriormente,sou fã do capital e adorei esse albúm. Poucas horas e saquear brasila são demais !

    ResponderExcluir
  6. Quando vi a nova "Lado escuro da lua" na TV, fiquei meio de mimimi por causa do PF, mas acabei gostando da música.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro essa musica o Lado escuro da Lua, espero ainda ter tempo pra ouvir o cd todo, adoro Capital inicial
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Band a mais falada desse estilo de música.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Cinema: Estreias Imperdíveis de 2014

Por: Carol Turck Não faz tanto tempo que o ano de 2014 começou e mesmo assim já temos uma lista enorme de excelentes filmes que já estrearam nos cinemas este ano, como O Lobo de Wall Street, A Menina que Roubava Livros, Trapaça e diversos outros. Mas como ainda temos vários meses pela frente, também ainda temos várias estreias imperdíveis para não nos fazer desgrudar da poltrona do cinema este ano. Confira abaixo alguns dos filmes mais aguardados e que você não pode perder: O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) A sequência do herói Homem-Aranha irá rechear a tela de vilões: Jamie Foxx será o principal deles, no papel de Electro, mas também Paul Giamatti, Dane DeHaan e Chris Cooper darão vida a Rhino, Duende Verde e Norman Osborn, respectivamente. A estreia será em 2 de maio. Godzilla O famoso lagarto gigante japonês está de volta ao cinema neste remake norte-americano. O elenco trará o premiado ator Brya

Continuum - Série (Ficção Científica)

Se tem algo que vira mania fácil fácil é seguir uma série na TV. Quando o assunto é interessante, logo nos pegamos inebriados por seu conteúdo e fuçando a internet, até chegar o dia da exibição do próximo capítulo, para procurar deduções à respeito. Quem é como eu, que não gosta de "baixar" os capítulos para assistir, e prefere aguardar as exibições legais (nada contra quem baixa), sabe do que estou falando. É quase uma tortura a ansiedade. No último dia 15, sexta feira, estreou no Canal Space , a série Continuum, que possui grande potencial para se tornar um sucesso imediato. A série canadense, que aborda o tema de ficção científica, foi produzida pela Reunion Pictures Inc. e está na 2ª temporada originalmente, no entanto, para o Brasil, estreou com elevada pontuação de IBOPE, somente este mês. A trama discorre sobre um grupo de terroristas do ano 2077 que, através da alta tecnologia, escapam da execução viajando no tempo para o ano de 2012. Acidentalmente, uma oficial da le

Top 10 - Guitarristas e suas Guitarras

Nenhum outro instrumento musical tem o poder de enlouquecer a cabeça de jovens quanto a guitarra. Aprimorada por Les Paul em 1940, quando criou um sistema de bobinas capaz de captar o som das cordas em um corpo sólido de madeira, a guitarra encontrou no rock n’ roll seu maior gênero e, desde os anos 1950, tem criado lendas do estilo e também do instrumento. Guitarristas como Jimi Hendrix, Tony Iommi, Jimmy Page, Eddie Van Halen, entre outros, eternizaram suas guitarras, fazendo marcas e modelos virarem verdadeiros ícones do rock, não só pela guitarra em si, mas pelo que foram, e alguns ainda são, capazes de fazer com elas. Dentre esses, escolhi os dez melhores guitarristas que, na minha opinião, são as melhores lendas do rock, junto com sua guitarra: 1º Jimi Hendrix 2º Edie Van Halen 3º Angus Young 4º Jimmy Page 5º Joe Satriane 6º Eric Clapton 7º  Steve Vai 8º Keith Richards 9º Les Paul 10º Kirk Hammet É claro que escolher ape