Que venha 2012!

Todo fim de ano parece igual, as ruas cheias denunciam a obsessão das pessoas. Quando chega meados de novembro, todo mundo adquire uma áurea de bonzinho e desbanca a fazer tudo aquilo que não fez durante os dez meses e meio que passaram e, a medida que os dias avançam, o movimento aumenta tão velozmente que chega a sufocar. De repente todo mundo tem um sorriso no rosto, alguns minutinhos no café ou, se tiver sorte, até um "happy hour" na sexta... Ah! Quem me dera se toda essa educação, esse "espírito natalino", essa expectativa se prolongasse e permanecesse durante todo o ano... 
Vemos tantas promessas, tantas propostas, tanta solidariedade que chega a dar orgulho de como uma sociedade é capaz de se mobilizar em favor do outro, o que me deixa triste é perceber que, se fosse contínua, toda essa realização poderia extinguir a fome e a miséria do nosso país, e ouso a dizer mais: temos muito mais potencial para ajudar os outros se não fossemos subjugados pela onda de consumismo e detriorização que também nos arremete nos finais de ano.
Chega a ser apavorante a sede de comprar... as pessoas adquirem tanta coisa desnecessária que ficará guardada até, quem sabe, em um outro momento de enlevação espiritual, doar para alguém que precise daquela tralha, enfim... finais de ano me cansam.
Depois de um ano cansativo, exaustivo vem toda essa baboseira de festas, toda essa hipocrisia de "vamos ajudar os outros" ou "o futuro já começou". Pra que tem que esperar o ano chegar ao fim para fazer a diferença? Não pode simplesmente acordar numa manhã de inverno e pensar em fazer algo para os outros? Até para ser "humano" tem que seguir o modismo inescrupuloso da mídia sensacionalista? 
Todos esses enfeites são irritantemente falsos. Toda essa melação, essas promessas... as pessoas não fazem ideia de como soa falso um "feliz natal", ou a mensagenzinha copiada do Google que é enviada em massa para todos os endereços eletrônicos em sua lista. A promulgação de spam nessa época aumenta gradativamente, junto com as caras de paisagem das mesmas pessoas que passaram por você o ano inteiro de cara amarrada. Nos finais de ano tudo vira promessa, tudo vira sonho... e as pessoas embarcam nessa onda, achando que isso as tornarão melhor, crendo que no próximo ano as coisas serão diferentes por si só. O que ninguém quer é abrir mão dos seu ego pra fazer a diferença, por todos...
E que venha 2012!



Comentários

  1. È tão triste ver que todas as pessoas em todos lugares, em todas as épocas e momentos precisam de um empurrãozinho periódico pra viver uma vida de atitudes que valham a pena.

    Ser e fazer coisas boas não depende de uma comemoração especial, depende de caráter.


    Que nesse 2012 você continue maravilhando a todos com seus textos ^^

    assumidamente um grande fã seu : )

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcela!

    Feliz ano novo! Obrigada pela visita ao CQ&Sherlock! Seja muito bem-vinda!

    Ano novo... Agora ano velho... E como cê disse, todos esquecem das maldades, aborrecimentos e ganham aquele espírito fake de 'bonzinhos'. Todo dia é dia - de perdoar, amar, chorar, sentir-se humano. É apenas um dia, tolo, que não deveria ser, mas como quase tudo em que o ser humano sem consciência e sem cultura coloca a mão, vira pó, para jogar ao chão depois da virada.

    Posso colocar teu blog no link dos hipercafeinados? Se assim quiser, comunique-me.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O seu blog é muito bom e complexo, sucesso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos os comentários são de responsabilidade individual e não representam a opinião da autora do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma carta na brisa para meu terapeuta (ou será para meu amigo)

Sobre: Escrevendo coisas novas no blog

Sobre: Criar expectativas de mais